A fase de transformações físicas e psicológicas mais acentuadas no desenvolvimento do indivíduo é a adolescência. Esse momento da vida tem situações emocionais diversificadas, o adolescente é um vulcão em erupção, tudo que envolve essa fase é carregado de muita intensidade, o adolescente sente as mudanças se projetando e materializando corporalmente esse momento. Ele vem acompanhado também de mudanças emocionais, a valorização física mais intensa surgindo o narcisismo (acelera a promoção da auto-imagem). Outro ponto são as mudanças emocionais que caracterizam-se por sintomas como: mudança de humor constante, a irreverência, comportamento alterado para chamar a atenção, o isolamento ou ansiedade progressiva. O adolescente é um mar agitado ou calmo de mais, situações que se entrelaçam constantemente demonstrando o momento de busca da identidade, referencia a serem seguidos, assim como a instabilidade e busca de auto-afirmação, comportamentos e sentimentos da adolescência. E é com todo esse contesto psico-social que identifica-se a adolescência, temos que assumir nossa função e papel de pais e sociedade, o mundo real e virtual aceleram o processo de acesso as informações através da tecnologia que invadi os lares. Estamos a mercê dessa realidade, e é lógico que o adolescente em formação recebe essa gama de informações sendo essas essenciais na estruturação do adolescente para se tornar adulto, é uma relação direta de como pensar na formação. A triagem e a fiscalização do que chega a esse adolescente é importante nesse momento, fazer a filtragem desse arsenal tecnológico é impor limites com projeção de formação do adolescente. Outra situação a ser bem pontuada nessa fase da é a questão da estruturação familiar, pais são modelos referenciais para a solidificação desse momento, as imagens paternas (pai e mãe) tem que demonstrar equilíbrio e sustentabilidade na implantação dos valores, entre esses: honestidade, igualdade, espiritualidade, companheirismo, respeito, disciplina e outros. Os pais são legisladores e executores desses valores, devem ser exemplo em suas atitudes, o comprimento dos valores através da pratica e exercício do comportamento, é preciso ter credibilidade para ajudar na construção e na edificação desses valores na vida do adolescente. Os limites determinados nessas duas diretrizes básicas que falamos até agora no texto, acima de tudo entender que estamos falando de seres humanos com a obrigação de respeitar a individualidade de cada um com suas diferenças, promover o ambiente de harmonia e equilíbrio para o adolescente para que possa assumir responsabilidades de cooperação dentro do ambiente familiar, tendo compromissos com atividades dentro de casa, com estudos e companhias saudáveis em sua vida social. Os limites da adolescência envolvem carinho e atenção mesclado com autoridade e cobranças, porém com respeito e educação, buscando com isso a imposição de limites que ajudem na formação de adultos saudáveis, psico-social, contribuindo na construção de famílias e sociedade para uma nação prospera e justa. José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise E-mail: [email protected]
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