Vamos fundamentar nosso texto sobre uma questão que vem de encontro a formação do individuo psico-social, que é a importância da família na formação da personalidade da pessoa.
A psicologia tem apostado a valorização da estrutura familiar durante a formação da personalidade, pois esta claro que quando temos uma estrutura familiar bem definida com valores, princípios e papeis bem estabelecidos damos condições pra que o individuo tenha um processo de formação e solidificação de sua identidade psico-socio-cultural e é com esse suporte familiar que conseguiremos dar possibilidades para a pessoa ter referencias de suas potencialidades diante do contexto social. A família enquanto instituição tem esse compromisso, ter um núcleo onde se busque formar indivíduos que tenham relações de respeito às normas e regras e também as suas limitações e direitos, ou seja, noções de cidadania.
È algo estudado pela psicologia, que alguns transtornos sociais e algumas psicopatologias vêm com a má estruturação do núcleo familiar. Famílias que são frágeis em sua composição alteram toda estrutura mental do individuo, nos remetendo a quadros sociais que envolvem desvios de conduta, estruturas da personalidade. Entre essas situações aparecem os psicopatas, como também, outros desvios, os sexuais (perversões), sem falar de outras situações de riscos sociais.
A importância da família e sua estruturação passam por esse caminho; ela bem definida vai dar condição as nossas crianças e adolescentes de ter uma boa formação psicológica e social, pois nela (família) estão os componentes como normas, valores e regras que são referenciais para dar ao individuo uma identidade saudável diante da realidade.
Temos, como professores e educadores, a obrigação de promover a valorização da instituição familiar para termos pessoas com potencialidades de se formar indivíduos equilibrados com todas as possibilidades de crescimento diante da sociedade e, conseqüentemente, pessoas com boas condições de saúde mental.
Dr. José Magno Macedo Brasil
|