Quando entramos neste assunto acabamos automaticamente nos remetendo ao passado, um passado muito distante, que infelizmente convivemos décadas, era ditadura e sofrimentos com a repressão do regime militar. Não tínhamos liberdade de expressão a qualquer nível, nos colocaram mordaças e tivemos que conviver com a alienação e o isolamento social e cultural, bom, salientamos que ainda convivemos com os resquícios desse momento. No Brasil ainda temos lugares que de uma maneira lamentável vivemos na repressão, seja política ou social. O indivíduo não tem liberdade de opinião e expressão, é uma afronta aos caciques e coronéis, que dominam esses lugares, é um retrocesso para nossa sociedade, que ainda é acomodada para essas questões.
Fazendo uma leitura, uma análise mais profunda social da censura, vamos nos a ter a uma problemática que vem nos perturbando e mexendo com toda estrutura social e familiar. Quais são os valores necessários para formarmos os nossos filhos? Quais são os modelos referenciais para uma sociedade mais humana e livre de preconceitos? Essas perguntas não são fáceis de responder.
Quando nos deparamos com elas, na maioria das vezes ficamos confusos e sem rumo. Lógico que queremos valores que nos mostrem (sociedade) com valores religiosos, familiares, educacionais, fraternais, etc. Que façam nossa família, sociedade interagir com essa gama de valores, é isso que temos presenciado na nossa sociedade! Com certeza, nós recebemos um bombardeio de lixos culturais, começando pelas programações em TV, rádio, internet, nos programas culturais, etc. E aí sim é importante a censura, temos que buscar dialogar sobre a questão e filtrar aquilo que recebemos dentro dos nossos lares. É isso que o Amor Exigente (A.E) tem feito, temos questionado todo esse panorama acima com a intenção de ter critérios bem definidos para a censura.
Terminando, façamos o parâmetro das duas situações. Colocar neste texto, qual a diferença da censura, a 1ª quando começamos o texto oprime, agride, aliena e desestrutura a sociedade e seus valores, a outra dignifica, prioriza, ampara e fortalece, educa e enaltece a sociedade e seus valores. Sem dúvida temos dificuldade de eliminar essa primeira censura de repressão, ainda existem focos que sobrevivem, mas com nossa evolução social e com o fortalecimento da outra censura estamos criando uma proposta social e nova consciência e cidadania, que vivem a liberdade de escolha para um Brasil mais humanitário. Dr. José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise
|