Assistindo uma palestra sobre o tema aprender, pude tirar algumas conclusões a essa questão; uma delas é o que o ato de aprender é um processo intrínseco, ou seja, a pessoa internaliza o conteúdo que está sendo assimilado por ela através de uma série de fatores e componentes externos e internos. O ato em si de absorção do conteúdo é individual e conseqüentemente se torna social porque é levado pelo indivíduo a serviço do seu núcleo social (sociedade comunicativa). Dentro do conteúdo escolar alguns questionamentos temos que fazer, e a psicologia tem essa função como ciência e profissão que influencia diretamente dentro do processo ensino-aprendizagem. Primeiro não podemos separar o aluno por dimensões, porque aí sim estamos minimizando suas potencialidades e possibilidades. Para ser mais claro, o indivíduo em sua formação cognitiva e de personalidade se estrutura através de uma dimensão física-psico-social, e é comum vivermos dentro processo educacional e aprendizagem que alguns destes fatores são deixados em segundo plano. O aluno em algumas situações tem dificuldades de aprender. Por quê? O seu contexto social é desgastante e conflituoso. Carências, agressões, ausência, etc. remetendo essa realidade automaticamente para sua aprendizagem, uma relação direta de causa e efeito. Essas situações se tornam mais freqüentes nos dias atuais e infelizmente o sistema educacional não se intera dessa problemática. O professor massacrado pelo excesso de trabalho e com uma remuneração ruim nem consegue muitas vezes perceber que o aluno está vivenciando momento ruim de sua vida e projetando para sua aprendizagem, é uma questão complexa, só vamos minimizá-las com atitudes e postura preventiva. Como? Principalmente dando melhores condições de trabalho ao professor e também oportunidades de uma melhor qualificação da categoria, tecnicamente falando. É uma realidade difícil que mexe com toda uma estrutura social e individual. Nós temos que procurar alternativas de melhorar e isso só vai acontecer quando tivermos diretrizes coerentes e critérios definidos para tratarmos a nossa educação. (Brasil), melhorar condições tanto para educador e educando, fazendo uma integração dos vários componentes físicos, psíquicos e sociais com isso dando oportunidades de nossa população usufruir de uma educação de qualidade. Objetivo fundamental do ato, aprender, é a melhora quantitativa e qualitativa, de expectativa de vida e qualidade do indivíduo que conseqüentemente é revertida para sociedade, que possamos aprender, melhorar nossa educação no âmbito geral. A educação é a base para formação de pessoas saudáveis em sua relação pessoal e social, a educação é o caminho mais elaborado para buscarmos uma sociedade livre de preconceitos. A educação é um dos fatores fundamentais para a pessoa ter dignidade em sua realidade e é fundamental para ter consciência e noções de cidadania e com isso, buscarmos um País mais equilibrado, tentando diminuir as diferenças e desigualdades sociais, que tanto nos agridem, que a educação e o ato de aprender estejam cada vez mais presentes em nossas vidas e realidade. José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise
|