www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
Autocrítica, necessidade para nossa evolução pessoal
       Por José Magno Macedo Brasil

Chegamos a mais um fim de ano, momento de reflexão, avaliação e questionamentos sobre nossa atuação como pessoa (social), profissional, familiar e cidadão, fazemos um regresso sobre nossa conduta em relação a conceitos, juízos, postura, diante nossa atuação, pessoal e profissional.

A importância desse momento é fundamental, pois com certeza executamos a nossa auto-crítica e é aí que ganhamos mais, conseguimos desenvolver a possibilidade de depararmos com nossos limites e potencialidades. E isso nos remete a um amadurecimento dentro da nossa realidade pessoal e social.

A Psicologia como ciência e profissão tem a função de remeter-nos a possibilidade de mergulharmos em nossa vivência para podermos rever aquilo que podemos fazer para melhorarmos, para evitar assumir aquela postura de só olharmos para os outros, por que também é saudável avaliar a nós mesmos, por que quando conseguimos interagir com esse processo, nos tornamos pessoas mais humanas e menos egoístas.

Que esse processo (autocrítica) de final de ano que passa ser mais constante, isso será e é fundamental para uma sociedade melhor, uma sociedade mais coerente e com critérios mais estruturados, temos o compromisso de buscar uma relação entre os indivíduos que possa promover um estado de companheirismo, parceria e respeito, e isso é possível a partir de nossa postura através da nossa avaliação pessoal.

Terminamos mais um ano, que o balanço feito por nós seja positivo, que nossas realizações sejam bem maiores que as frustrações, mais que possamos acima de tudo amadurecer nossa integração dentro da sociedade, nos olhando e fazendo o exercício, importante em todo final de ano, que é trabalhar nossa auto-crítica como um processo de evolução pessoal e social.

Feliz ano novo para todos.

Dr. José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS