www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
Prevenção: a saída para nossas dificuldades sociais
       Por José Magno Macedo Brasil

As dificuldades que vivemos no mundo atual, esta cada vez mais se acentuando, os fatores de risco são inúmeros e estamos assustados e impotentes diante do cenário mundial, da convulsão social que nos assola, a violência cada vez mias desenfreada nos faz pensar no que serão daqui algumas décadas, aonde nossos filhos, netos estarão vivendo, isso nos sufoca e angustia. A violência que vem de todos os lados: no transito, a violência nos morros onde existe um poder paralelo, no uso de trafico de drogas que só aumenta gerando problemas de saúde pública na falta do cumprimento da leis que gera impunidade e uma descrença na justiça, na desigualdade de oportunidades e consequente desigualdade de rendas e oprime, humilha, discrimina, e rotula, diferenciando pessoas como se fossem animais, gerando um ambiente nas relações interpessoais de raiva e agressividade, e muito mais. Poderia escrever páginas e páginas desses fatores que tanto nos envergonham enquanto sociedade de um país que está entre os emergentes mundialmente, economicamente é .....! Porque socialmente vivemos uma grande guerra urbana. Estamos indo, engatinhando e sem referências. Precisamos rever conceitos socioeconômicos e político-sociais, porque infelizmente vendemos imagem bonita, mas nossa realidade é outra. Vivemos uma ditadura de normas, regras e direito de cidadania e lisura nos relacionamentos.

Nossa classe política é uma das grandes responsáveis por isso tudo, porque infelizmente ela carrega e encarna os privilégios de todas as formas, sem contar com sua omissão, alienação e desprezo para tudo que falamos até agora, sem falar na reputação e da arrogância diante de nossos olhos.

E para combater todo esse contexto vai ter que partir de nos: sociedade, através de um trabalho de conscientização social, fazendo a prevenção, despertando em nos a vontade de mudar nossos rumos e a melhor maneira é a discussão, ou melhor, o debate entre nós. Percebendo que temos fortalecer nossas instituições. Esperamos com isso, motivar, despertar novos valores que promovam a ética e reforce valores, princípios como honestidade, integridade, igualdade, fraternidade, companheirismo, solidariedade, cumprimento de leis, etc... Com isso esperamos buscar em nós sociedade e remédio que é o despertar da consciência social, nos tornando mais lúcidos, equilibrados para percebermos que está em nossas mãos o destino do nosso caminho, porque ela fortalece as instituições e desperta em nós a responsabilidade de reduzir toda essa gama de sequelas sociais que herdamos, vamos prevenir porque a prevenção é igual se diz no A.E (Amor-Exigente), ela promove qualidade de vida e desperta nossa consciência social.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS