www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
Revolução feminina
       Por José Magno Macedo Brasil

Mais um ano de comemoração do dia internacional da mulher, uma data que sem duvida é um marco, divisor de águas da história de mudanças o que diz respeito a busca de independência, valorização e afirmação em todos os aspectos e segmentos sociais de mulher. Degrau por degrau os estigmas, preconceitos e as barreiras estão caindo em relação a capacidade e criatividade de mulher no que se refere ao ocupar seu espaço dentro da sociedade, são conquistas irreversíveis e progressivas. A mulher deixou a identidade de submissa, e a imagem passiva que estereotipava, tinha que ser dona de casa, mãe e ser submissa ao homem, claro que isso é uma herança cultural de uma sociedade machistas e por décadas essa realidade era certa para a sociedade, reflexos de uma sociedade extremamente preconceituosa.

O século passado foi o grande momento de mudança deste contexto, a mulher percebeu que depende dela quebrar essas barreiras e foi a luta e quebrou correntes, libertando-se da imagem de alienação e assumiu seu espaço, que é ser mãe, esposa mais também ser profissional em todos os segmentos e níveis, competentes como empresária, executivas, profissionais liberais, políticas, etc. significando que o importante é acima de tudo mudar a consciência em relação a sua identidade social.

A psicologia consegue fazer uma leitura precisa deste contexto feminino e seus avanços, que é a mulher consegue fazer a conjunção do racional e do emocional de maneira muito mais precisa que o homem, ou seja, em situações que para o sexo masculino o debate, a conciliação, ainda são barreiras. Para a mulher com sua habilidade e sua inteligência racional e emocional consegue dar rumos positivos a situações delicadas. As mulheres hoje ocupam lugares de destaque na sociedade, temos que elogiá-las por estas conquistas nos diversos segmentos sociais, vejamos alguns exemplos: Mara Silva de Menezes, líder do Amor-Exigente, sinônimo de competência, dignidade e respeito; Maria Tereza Maldonado, psicóloga e uma das profissionais mais conceituadas em relações familiares, sem falar de mulheres que marcaram seu tempo, pelo seu desprendimento, seriedade e emissão do servir o próximo, como Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce e Dra Zilda Arns, mulheres que ajudaram na evolução intelectual e científica da humanidade como Ana Freud e Maline Claire, Petiza escritoras que sabe mexer com nossa criatividade e sensibilidade como Cecília Meireles e Zibia Gaspareto e muitas outras, seja na musica, esportes, empresarias, donas de casa e por ai vai.

O que fica materializado é que o espaço ta solidificado, mas muito ainda tem que ser conquistado. Direitos que antes eram negados, estão sendo conquistados. Isso demonstra a habilidade do sexo feminino. A data é simbólica, mas o momento é histórico. Parabéns, Maria Tereza, Arns, Carolzinhas, Joanas Cristinas e Iaras. E todas que mudaram o rumo de sua história, com muita perseverança, o momento é único, mas que a consciência e a vontade seja de avançar, mais e mais, nas conquistas e movimentos sociais, cumprimento todas as mulheres do nosso país, Estado e principalmente de nossa cidade de Costa Rica-MS.

Mulher, sinônimo de afeto, carinho, maternidade, conciliação, profissionalismo, inteligência e conquistas sociais. Feliz dia das mulheres.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Barbara Marcela

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS