www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
A formação da personalidade e suas etapas
       Por José Magno Macedo Brasil

A vida humana recebe ainda no útero informações cientificas e psicológicas. Recebe da mãe estímulos, sensações e sentimentos preparam para o nascimento. Essa situação envolve também o ambiente familiar, quando temos um núcleo equilibrado e harmônico, de vínculos afetivos estruturados, a mãe que gera o bebê consegue internalizar essas senso percepções e transmitir para o feto, essa gama de situações que o faz fortalecer fisicamente e psicologicamente. É comum o bebê responder ao estímulo da voz do pai ou alguém da família se movimentando, esse já é um processo de formação, sendo um momento fundamental no começo da formação da pessoa.

Após o nascimento todo esse processo acima é importantíssimo, ou seja, harmonia e equilíbrio na estrutura familiar. Existe uma abordagem psicanalítica fundamentada por Melaine Klein que define a mãe sendo o universo psicológico do bebê, a criança introjeta e deposita quase toda sua afetividade através do seio, bom e mal gratificado ou frustrado afetivamente no momento da formação da pessoa, ai começa-se a identificação das imagens parentais (imagens paternas).

No segundo momento vem a fase de estruturação mais global que a psicanálise define que vai mais ou menos até 8 anos, até chegar a essa idade se passa por 5 etapas de formação na personalidade que se denomina desenvolvimento psico-sexual, essas etapas se dividem assim: fase oral em que o bebê vincula sua afetividade através da mucosa oral (boca) e sua alimentação. Depois a fase que vincula a sua afetividade através do controle das fezes. Em seguida o período de latência, e a fase de conseguir se definir a identidade. A quarta etapa é a fase fálica, a criança já consegue se perceber e questionar as diferenças sexuais e afetivas, por último a fase genital, a etapa de maturidade psico-afetivo e sexual, todas essas fases ajudam e estruturam a afetividade conjuntamente com a família, normas e princípios bem definidos dando estruturas e suporte a todas as fases de desenvolvimento.

Com inicio da adolescência as imagens paternas se tornam mais importantes, os modelos de vida do pai e da mãe ficam mais valorizados, dando identidade e personalidades ao do individuo, conteúdos e suporte para que ele seja saudável (bio-psico-socio-espiritual).

As abordagens psicológicas deixam claro em suas fundamentações cientificas que a relação harmoniosa do individuo com seu meio social são fundamentais para uma melhor formação da personalidade da pessoa, existe a necessidade de se passar as fases de desenvolvimento da personalidade do individuo e o núcleo social, Freud explica essa situação de maneira bem lógica: a formação do nosso aparelho psíquico é a somatória das nossas vivencias pessoais com vínculos afetivos e núcleos sociais, uma triadade que é primordial para estruturar a personalidade. Para concluir, a psicologia determina que para formação do Sr humano com personalidade e padrões positivos devemos entender como é importante nesse elo, a nossa vivencia desde a vida intra- uterina até adolescência. Assim fazendo a ponte entre os fatores individuais e seu ambiente familiar equilibrado, nossa personalidade é a somatória desses fatores em que o meio social principalmente a família é o suporte para formação da personalidade.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS