www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
Os 110 anos da psicanálise
       Por José Magno Macedo Brasil

Há 110 anos Sigmund Freud estruturava, normatizava e fundamentava cientificamente a psicanálise, uma abordagem psicológica que surgiu como sendo uma nova concepção e explicação aos processos psicológicos na estruturação do individuo através da formação da personalidade como também na contribuição fundamental na ajuda do tratamento das psicopatologias. Freud construiu uma abordagem que se constitui pontualmente na exploração do inconsciente, com isso explorando processo teóricos e práticos da prática, ou seja, analise (psicoterapias) através da associações livres, atos falhos e elaboração onírica. A analise para psicanálise tem três focos básicos; 1° associações livres que é o que surge espontaneamente através da verbalização; 2° atos falhos lapsos do inconsciente; 3° elaboração onírica analise através dos sonhos, são três componentes e instrumentos usados dentro da estrutura de analise de um psicanalista.

A psicanálise deu outra dinâmica para doenças mentais, Freud fundamentou que as psicopatologias tem uma origem do inconsciente, com esta proposta deu dignidade e humanizou o tratamento das psicoses e neuroses assim como as perversões e outras doenças mentais, surgiu um arsenal e “arquétipo” teórico prático dando suporte para explicar e tratar o que se origina na infância ate idade adulta (desenvolvimento psico- sexual). A psicanálise faz um mergulho e volta a infância buscando explicar o ser humano através do conteúdo reprimo e recalcado que vivenciou em sua historia de vida, somos reflexos formados pelas nossas relações afetivas que começam na nossa infância.

Em mais de um século a psicanálise assumiu uma posição de respeito e acima de tudo se tornou uma abordagem psicológica mais utilizada pelos profissionais da área (psicólogos, psiquiatras e profissões afins) por ter comprovadamente resultados positivos na pratica, nesses 110 anos a psicanálise tem conseguido mudar gradativamente sua postura intelectualizada e eletizada devido ao seu rigor teórico, com isso passando a ocupar um espaço social importante sendo popularizada e ajudando a minimizar as conseqüências psico-sociais das doenças e transtornos mentais, assim como no trabalho clinico da analise ajudando na estruturação do individuo com elevação da sua auto-estima e conseqüentemente qualidade de vida.

Muitos psicanalistas foram importantes na evolução e estruturação da psicanálise, contribuíram teoricamente pra formação do arsenal teórico e pratico, entre eles estão: Sandor Frerenczi, Melaine Klein, Ronalde Fairbairm, Wilfred Bion, Hebert Rosendelf, Jacques Lacan, Donald Winnicott, Donald Meltzer e atualmente outros inovaram e enriqueceram a pratica psicanalítica chegando a criar novos conjuntos teóricos entre eles: Andrés Green, Tomas H. Ogeden, Jean Laplanche e outros que são pensadores que realizarm as tarefas.

Desde sua juventude Freud teve a inspiração de contribuir de algum modo para o conhecimento da humanidade, e contribuiu de forma relevante na valorização do ser humano, se tornando um dos maiores gênios da humanidade, dando possibilidades de uma vida melhor para um individuo e conseqüentemente dignidade a vida.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS