www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
Depressão e suas origens e tratamento
       Por José Magno Macedo Brasil

A doença do século, “depressão”. É uma doença que se instala de maneira sutil e sem sinais vivíveis, é proveniente principalmente da falta da qualidade de vida, atualmente a doença avançou devido a falta de estruturação na sociedade. A Depressão é considerada como a doença do século, devido a seu avanço e abrangência na população. A vida agitada conjuntamente com o estresse são componentes diretos que fizeram aumentar o numero de casos de depressão a nível social, reprime o cidadão, trás angustias, irritação e neurastênicos, estes sentimentos são remetidos para a vida individual e social, ficamos sufocados com esses sentimentos que leva a sentir amargurados sem saber o que está sentindo na realidade, conseguintemente vem a tristeza e o isolamento, a euforia e a irritabilidade, sentimentos opostos que levam a uma instancia psíquica complexa para ser administrada. A depressão se instalanda em conjunto com a falta de compreensão no que as pessoas sentem deixa inseguros e mais vulneráveis, sendo nesse momento que a depressão se apossa do individuo levando a exclusão social e as situações de risco como:

Doenças psicologilogicas, psicomatica e situações que podem levar ao suicídio.

Com todo este contexto fica claro que a doença além de ser de origem genética (hereditária) ela também pode ser adquirida de acordo com nossa vivencia e falta de qualidade de vida.

A depressão hereditária é comprovada psicologicamente quando se tem casos na família de depressão, é provável que se o individuo não se cuidar pode estar vulnerável a doença. Essa é uma relação de causa e efeito, isso fica comprovado que o seguimento hereditário é um componente forte no aparecimento da depressão. Já a depressão adquirida é o que falamos acima, a relação direta da vida agitada, mais estresse formando uma dupla forte no aparecimento da depressão. O que fica bem definido é a prevenção, o melhor caminho, quando a depressão já esta instalada o tratamento, a conduta e avaliação é através do tratamento psicológico e em alguns medicamentos com inclusão na sua qualidade de vida de laser, alimentação saudável e tratamento alternativos buscando dar ao doente suporte psico-social social para enfrentamento da doença. É bom salientarmos a importância do acompanhamento psicológico e tratamento também da família para que ela possa saber como se relacionar com o doente sendo fundamental para recuperação da depressão.

Temos é que conscientizar que a depressão tem tratamento e a melhor maneira de enfrentá-la é a prevenção através da promoção da qualidade de vida fazendo com isso a diminuição de seu avanço e conseqüentemente evitando a perca de pessoas precocemente que acaba sendo prejuízo para sociedade e país.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS