www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
Síndrome do ninho vazio
       Por José Magno Macedo Brasil

O tempo passou e a vida se encarrega de encaminhar as pessoas para cumprir sua missão esse é o destino natural, isso acontece com as famílias que deixaram de viver uma vida plena. É a lei natural da vida que os componentes da estrutura familiar sigam seu curso normal de construção de um modo de vida diversificado, faz parte da evolução das pessoas se realizem pessoalmente e profissionalmente, mas com certeza os vínculos afetivos e familiares são insolúveis e permanecem vivos e presentes na trajetória de cada um.

Separações são inevitáveis, e é ai que surge a “síndrome do ninho vazio” que reflete esse momento de mudanças no nos vínculos afetivos e familiares. E o que é a síndrome do ninho vazio? Não é uma doença física ou psíquica, não é fobia nem frescura e também não é doença contagiosa. Caracteriza-se essa síndrome por ser uma tristeza profunda, porque essa síndrome aparece? Devido como é formada e constituída as estruturas familiares afetivamente e socialmente.

Passados vinte poucos anos os país dedicando exclusivamente aos filhos e com isso não desenvolveram outro papel a não ser o de mãe e quando os filhos vão embora elas perdem o chão. É uma síndrome que se caracteriza pela tristeza profunda devido a separação com os filhos e se acentua nas mulheres com a chegada da menopausa devido a falência dos ovários que coincide na fase que a mulher não pode mais ter filho, junto a uma suposta perda dos filhos para o mundo, uma relação psicológica que acaba por aumentar todo esse processo de tristeza e melancolia que caracteriza a síndrome do ninho vazio.

Essa síndrome tem uma incidência de acometer as mulheres em 98%, e depende muito dos filhos ajudarem os pais a passarem essa fase difícil, devem estar sempre presente, não procurarem só quando precisam ou por conveniência. Outro fator importante e netos lembrem sempre que o avo e a vô foram feitos para mimar os netinhos, e não educá-los, o importante é que os filhos não se distanciem dos pais, continuem promovendo e preservando o relacionamento pai e filho, para não perder os laços afetivos que alimenta afetivamente e psicologicamente dando-nos suporte para fortalecer e construir uma vida respaldada em valores e princípios que norteiam para uma vida saudável e conseqüentemente aliviar os sintomas da síndrome do ninho vazio.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Valdir Marcondes

Hoje é um dia especial, principalmente para nós, que temos o privilegio  de participar do se...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS