www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
Editorial: A importância da mobilização social para o enfrentamento das dificuldades sociais
       Por José Magno Macedo Brasil

Estive em Costa Rica nos dias 14,15 e16 de março e fiquei surpreso com a mobilização da sociedade na busca de encontrar caminhos para a minimizar a problemática social que vive o município, como tráfico de drogas, dependência química, prostituição e outros problemas. É fundamental as “Reuniões para a Cidadania” que está sendo realizada pelos diversos segmentos, isso se deve muito a imprensa representada pelo site Hora da Notícia, judiciário e polícia civil, militar, Ministério Público, poder executivo e legislativo que assumirão a iniciativa e encaminhamento das ações e estratégias.

O trabalho em rede articulado envolvendo os poderes constituídos e suas políticas publicas, sociedade organizada e entidades de classe é a possibilidade maior para o combate a esse cenário, são reuniões como estas que vêem acontecendo todas as terças-feiras em Costa Rica que demonstram a vontade de enfrentar a situação social vivida por grande parte da população mais carente.

Trabalhar ações em parcerias é o que esta sendo discutido. Presenciamos sugestões entre elas a implantação de programas sociais e medidas sócio educativas que trabalham a reinserção e inclusão social visando o tratamento e prevenção ao individuo e a família. Debateu-se a importância dos grupos de apoio como: Amor-Exigente, Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos e suas funções pisico-social no combate, tratamento e prevenção em relação a dependência química com a intenção de evitar o ciclo vicioso do dependente desde a internação em clinicas e a volta despreparada para a vida social, com isso voltando ao Vicio.

Reuniões como essa proporciona a possibilidade de todos estarem contribuindo e assumindo seu papel dentro do contexto e também seu grau de responsabilidade. Essa parceria é o caminho mais correto para mobilizar a sociedade e encontrar meios de enfrentamento para combater essas seqüelas sociais. Todos que estão engajados nesse processo vão perceber ao longo dos trabalhos que haverá mudanças de estruturas no sentido de qualidade de vida para a população. A iniciativa das “Reuniões para a Cidadania" é boa em Costa Rica, que Deus nos ilumine para termos lucidez e determinação nesse trabalho.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise
E-mail: [email protected]

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS