www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Nota da Hora
30/07/2025 - 08:53
Brasil deixa novamente o Mapa da Fome, anuncia FAO

 O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome, conforme anúncio feito nesta segunda-feira (28) pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4), realizada em Adis Abeba, na Etiópia.

De acordo com o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), o país reduziu o percentual de pessoas em situação de subnutrição para menos de 2,5% da população – limite considerado pela FAO para que um país esteja fora do mapa global da fome. A avaliação se baseia na média trienal dos anos de 2022, 2023 e 2024.

A conquista foi alcançada em apenas dois anos, superando a meta inicial do governo federal, que previa a retirada do país do Mapa da Fome até o fim de 2026.

“Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar seu mandato em janeiro de 2023. Mostramos que, com o Plano Brasil Sem Fome, muito trabalho duro e políticas públicas robustas, foi possível alcançar esse objetivo em apenas dois anos”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O ministro reforçou ainda que “não há soberania sem justiça alimentar. E não há justiça social sem democracia”.

Políticas públicas como motor da mudança

A saída do Brasil do Mapa da Fome é atribuída a uma série de medidas adotadas pelo governo federal, como o fortalecimento do programa Brasil Sem Fome, a ampliação da agricultura familiar, o estímulo à geração de emprego e renda, o reforço na alimentação escolar e a retomada de programas de transferência de renda.

Esta é a segunda vez que o governo Lula retira o país do Mapa da Fome. A primeira foi em 2014, após 11 anos de políticas sociais consistentes. No entanto, entre 2018 e 2020, com o desmonte de diversas políticas públicas, o país voltou a registrar altos índices de insegurança alimentar e retornou ao mapa.

Segundo dados do IBGE, por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), cerca de 24 milhões de pessoas deixaram a situação de fome grave até o final de 2023.

 

 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS