www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
10/06/2012 - 08:45
Apelo da sustentabilidade também é financeiro
Folha.com
O brasileiro está aprendendo a ganhar dinheiro com o conceito de sustentabilidade.

Antes observada à distância e com certo receio por parte do empresariado, hoje, a causa verde faz parte das estratégias de negócios. E a mudança vem exatamente de onde menos se podia esperar: do bolso.

Qualquer brasileiro disposto a abrir uma empresa sabe que parte considerável de seus custos virá das contas de energia elétrica.

Não por acaso, todos os responsáveis por montar empresas sustentáveis -orientadas para lucrar mais poupando recursos naturais finitos- citam ações que resultaram em economia de energia elétrica.

Shutterstock

Na Rio+20, o Sebrae promove uma conferência sobre pequenos negócios sustentáveis

A lista de negócios é longa -restaurante, lavanderia, produção de biojoias, pousada, gráfica e salão de beleza e por aí vai-, e ganhará companhia na Rio+20, conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre desenvolvimento sustentável que começa nesta quarta. Essas e outras ideias serão apresentadas em uma feira de negócios comandada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O objetivo é mostrar aos futuros donos de boas ideias que os negócios sustentáveis, a exemplo do que acontece com os convencionais, também podem ser rentáveis e competitivos.

"Hoje, os negócios sustentáveis ainda representam um nicho. Estamos estimulando para que se tornem o mercado como um todo. Se isso acontecer, quem chegar antes terá vantagens competitivas", acredita Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

Embora o foco sejam novas e promissoras ideias de empreendedores, é impossível esquecer o papel que as grandes empresas devem desempenhar quando se fala em sustentabilidade.

Um exemplo de como ações sustentáveis também podem ganhar peso social é o programa Consulado da Mulher, da multinacional Whirlpool.

A empresa doa refrigeradores à mulheres de comunidades carentes e auxilia a montagem de pequenos comércios.

"No país, 30 mil mulheres foram assessoradas pelo programa", conta Vanderlei Niehues, gerente-geral de sustentabilidade da Whirlpool.

Pode parecer pouco, mas contribui para aquecer um dos temas que devem receber destaque na Rio+20.

"Será uma boa ocasião para discutirmos a importância de dar mais ênfase à inclusão social na sustentabilidade", diz Paulo Branco, coordenador do Programa Inovação da Criação de Valor, da Fundação Getulio Vargas.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS