Em reunião com membros da diretoria da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul), na tarde desta segunda-feira (18), o deputado Federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), foi mais um dos parlamentares sul-mato-grossenses a assinar um documento e assumir o compromisso de votar contra o Projeto de Lei 3776/08 que fixa a atualização do Piso Salarial Nacional ao índice do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, o deputado Luiz Henrique Mandetta entendeu a reivindicação dos trabalhadores em educação. “O Mandetta se mostrou solidário a nossa luta e concordou conosco de que o PL 3776/08 é um retrocesso na educação pública brasileira e só trará prejuízos a uma luta centenária do magistério por um piso salarial mais digno e igualitário”, disse.
Para o deputado Mandetta o pleito da FETEMS é legítimo e mostra que à frente da Federação existem pessoas preocupadas com as lutas pelos direitos da categoria. “O pleito da Federação é legítimo e isto é democracia. Quando uma pessoa se elege deputado federal ela se compromete com a população brasileira, pois está representando o seu estado e a nação como um todo, são lá que são debatidas e aprovadas leis que mudam o rumo das coisas, inclusive da educação pública. Existem assuntos que são de mérito e devem ser respeitados, como está questão do PL 3776/08 que pode por fim a uma luta por valorização profissional, causa que sou defensor, portanto meu voto é contra este Projeto de Lei com certeza”, afirma.
Até o momento, além do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), a diretoria da FETEMS já se reuniu com os deputados federais Antônio Carlos Biffi (PT), Geraldo Resende (PMDB), Vander Loubet (PT). O único deputado federal que não assinou o documento de compromisso com a Federação para votar contra o PL 3776/08, foi o Geraldo Resende (PMDB), que ficou de analisar o Projeto de Lei, conversar com a bancada do seu partido e dar um retorno para a entidade.
Participaram da reunião com o Mandetta representando a FETEMS além do presidente, Roberto Magno, a secretária adjunta, Maria Ildonei de Lima Pedra, o vice-regional de Campo Grande, Paulo César e a secretária dos funcionários administrativos da educação, Idalina Silva. Karina Vilas Boas / Azael Júnior |