A segunda turma de alunos formados pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) implantado pela P.M (Polícia Militar) receberão os certificados de formação na última terça-feira (11) depois de concluírem o curso ministrado pelo policial militar, José Carlos Souza Junior, 29 anos para 288 alunos com idade entre 09 e 12 anos das escolas municipais, estaduais e particular. Cerca de 600 pessoas assistiram ao evento no Centro de Convivência do Idoso.
A solenidade contou com a presença de autoridades do município, o prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) não participou uma vez que está impedido em virtude do processo eleitoral. A empresaria e professora, Evair Gomes Nogueira marcou presença e destacou a importância do programa PROERD na vida das crianças.
A Secretária de Educação do Município, Professora Marilete Bertuol Gazoni destacou o aprendizado: “esse programa trás na sua essência o que é certo e errado, nossos filhos precisam ser acolhidos”. Afirmou.
Para a Secretária de Assistência Social, Dione Delgado Baird a parceria com a Polícia Militar foi fundamental, agradeceu e lembrou a campanha idealizada pelo delegado de polícia, Cleverson Alves dos Santos que esteve à frente da campanha “Costa Rica Sem Drogas”, o que segundo ela contribuiu para conscientizar a comunidade. A secretária observou que a família é a base para formação das crianças: “o começo de tudo está na família”, concluiu.
O policial professor, José Carlos destacou a mudança para melhor no comportamento dos alunos durante e depois do curso. De acordo com ele participou de reuniões com os pais dos alunos e nas escolas. O policial foi ovacionado pelos alunos e familiares durante a solenidade, “estou extremamente feliz”, agradeceu.
“Estou me sentido orgulhoso de ver o policial José Carlos sendo recebido com tanto carinho, sendo ovacionado” afirmou o comandante do pelotão da P.M em Costa Rica, tenente Renato Imai. De acordo com ele a intenção é preparar mais policiais para ministrar o curso. Esteve presente o subtenente Palácios.
O juramento aos princípios do PROERD ficou a cargo do aluno Brayon Junior Costa Lopes. Eu prometo: “Prometo resistir ás pressões, controlar minhas tensões, cultivar o amor próprio e as drogas dizer não”.
O aprendizado está mudando hábitos na família conforme disse ao Hora da Notícia a mãe Helenise Ozalene, 41 anos moradora há um ano em Costa Rica. “Minha filha de 09 anos chegou em casa dando bronca, eu fumo ela pediu para mim deixar o vício, o pai toma uma cervejinha nos finais de semana, teremos que parar”, disse.
O assessor jurídico da Câmara de vereadores, Ibio Antonio Correa representou o presidente, vereador Lourenço Felisbino Paula, (PMDB). Ele argumentou que o programa é bem visto, “a polícia traz segurança e confiança para a sociedade, está de parabéns a gestão do prefeito Baird por investir projetos como este”.
Receberam certificados os alunos das escolas municipais, Adenocre Alexandre de Morais, Francisco Martins Carrijo, Joaquim Faustino Rosa, Vale do Amanhecer. Os alunos das escolas estaduais José Ferreira da Costa e Santos Dumont também formaram. Alunos da escola particular Lauradaiane formaram no curso. Professores receberam o certificado de: “Amigos do PROERD”. Hora da Notícia |