Com a paralisação dos bancários a partir de terça-feira (18), o Procon-SP orienta os clientes dos bancos que têm contas pendentes a procurar formas alternativas de pagamento, já que a greve não isenta o devedor da cobrança se outros meios forem disponibilizados.
Sem acordo, bancários decidem entrar em greve nacional a partir de amanhã
O cliente pode optar por fazer o pagamento na internet, em caixas eletrônicos, na sede da empresa, em correspondentes bancários (como casas lotéricas e supermercados) e outras formas disponíveis.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, caso não consiga fazer o pagamento pelos meios que tiver à disposição, ele deve entrar em contato com a empresa credora e solicitar outra forma de pagamento.
Se o credor se recusar a receber por meios alternativos, o cliente deve documentar que fez o pedido para poder reclamar futuramente.
SERVIÇOS
Com a paralisação do atendimento nos bancos, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta os clientes a procurar um canal alternativo para realizar os serviços durante o período de greve.
Segundo a entidade, o consumidor deve ver se há a disponibilidade de fazer as operações através de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking (banco no celular), telefone e correspondentes bancários --casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados Assine 0800 703 3000SACBate-papoE-mailE-mail GrátisNotíciasEsporteEntretenimentoMulherRádioVídeoShoppingPublicidade Publicidade Opinião EditoriaisTendências/DebatesColunistasChargesPolítica PoderFolhaSPdadosPoder e PolíticaEleiçõesMensalãoBlogs e ColunasPainelEliane CantanhêdeValdo CruzÉ Tudo PolíticaMundo MundoBBC BrasilEleições nos EUABlogs e ColunasCorrespondentesClóvis RossiEconomia MercadoFolhainvestIndicadoresCalcule sua aplicaçãoClassificadosBlogs e ColunasMauro ZafalonMercado AbertoCotidiano CotidianoDNA PaulistanoEducaçãoPelo BrasilRanking UniversitárioRevista sãopauloRibeirão PretoTrânsitoBlogs e ColunasGilberto DimensteinMuralBlogayAssim como vocêEsporte EsporteBrasileiroParaolimpíadaTênisTurfeVelocidadeRio 2016Blogs e ColunasJuca KfouriCida Santos+CorridaPainel FCFábio SeixasCultura IlustradaBienal de ArteComidaFolhateenGuiaIlustríssimaO melhor de SPQuadrinhosSerafinaBlogs e ColunasOutro CanalXico SáMônica BergamoComes e BebesAndré BarcinskiF5 F5TelevisãoCelebridadesBichosColunistasTec TecBlogs e ColunasApperitivoBlog de TecCiência CiênciaAmbienteViagem a MarteBlogs e ColunasTeoria de TudoSaúde Equilíbrio e SaúdeBlogs e ColunasBonitezaBlogs Outro CanalFábio SeixasXico SáÉ Tudo PolíticaAndré BarcinskiOutros+Seções AmbienteBichosE-mail FolhaEmpreendedor SocialErramosFolha 10FolhinhaFotografiaPainel do LeitorRádio FolhaSerafinaTreinamentoTurismo Login Assine a Folha Atendimento Folha de S.PauloUm jornal a serviço do Brasilterça-feira, 18 de setembro de 2012 08h43 São PauloSão Paulo25°COUTRAS CIDADESSão PauloRio de JaneiroBrasíliaBelo HorizonteCuritibaCampinasSalvadorGoiâniaFortalezaPorto Alegre Busca Site Impresso Guia Folha Temas do diaeleiçõesmensalãopalmeirasbancáriosClassificados ImóveisVeículosEmpregosNegóciosTV FolhaHoróscopoAcervo Folha
Últimas notícias Espanha e Grécia tomam dinheiro no mercado a juros menoresENES Maior | Menor Enviar por e-mail Comunicar erros Link delicious Windows Live MySpace Google digg Siga a Folha de S.Paulo no Twitter 17/09/2012 - 19h00 Veja como contornar a greve nos bancos Publicidade Com a paralisação dos bancários a partir de terça-feira (18), o Procon-SP orienta os clientes dos bancos que têm contas pendentes a procurar formas alternativas de pagamento, já que a greve não isenta o devedor da cobrança se outros meios forem disponibilizados.
Sem acordo, bancários decidem entrar em greve nacional a partir de amanhã
O cliente pode optar por fazer o pagamento na internet, em caixas eletrônicos, na sede da empresa, em correspondentes bancários (como casas lotéricas e supermercados) e outras formas disponíveis.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, caso não consiga fazer o pagamento pelos meios que tiver à disposição, ele deve entrar em contato com a empresa credora e solicitar outra forma de pagamento.
Se o credor se recusar a receber por meios alternativos, o cliente deve documentar que fez o pedido para poder reclamar futuramente.
SERVIÇOS
Com a paralisação do atendimento nos bancos, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta os clientes a procurar um canal alternativo para realizar os serviços durante o período de greve.
Segundo a entidade, o consumidor deve ver se há a disponibilidade de fazer as operações através de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking (banco no celular), telefone e correspondentes bancários --casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
VEJA ONDE REALIZAR CADA TIPO DE SERVIÇO DURANTE A GREVE
Operação bancária Caixa Eletrônico Banco 24 Horas Internet APP Celular Telefone Correspondente Bancário Débito Direto Autorizado Débito Automático Pagamentos X X X X X X X X Saques Conta Corrente/Poupança X X Consulta a Saldo/Extrato X X X X X Depósitos X X Transferência X X X X X Contratações X X X X X Recebimento de benefícios X X Talões de cheque X X X Bloqueio/Desbloqueio de Cartões X X X X Investimentos X X X X Recarga de Celular X X X X X
SAQUES
A Febraban informa que, caso o cliente queira fazer saques acima de R$ 1.000 --o máximo permitido por dia em caixas eletrônicos, ele pode fazer transferências por meio de DOC (o documento de crédito) ou TED (transferência eletrônica disponível) nas próprias máquinas, pela internet, pelo telefone e até mesmo no aplicativo do banco pelo celular.
Por meio dessas operações, é possível realizar transferências envolvendo dois bancos distintos.
Segundo o Procon, nesses casos pode haver ainda atendimento emergencial nas agências ou o banco pode aumentar o limite de saque nos próprios caixas eletrônicos.
Se o cliente tiver algum prejuízo em virtude de não conseguir sacar o valor que precisa, poderá acionar o banco posteriormente, já que a entidade é a responsável pelos danos causados em função da interrupção dos serviços.
Caso o consumidor solicite uma alternativa de pagamento e as empresas não a disponibilizem, ele deve documentar a tentativa frustrada de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação junto ao Procon.
De acordo com a entidade, o consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, uma vez que a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor.
PIS, FGTS E SEGURO-DESEMPREGO
A Caixa Econômica Federal diz que disponibilizará toda a sua rede de agências, casas lotéricas, postos de atendimento bancário, terminais de atendimento eletrônico e correspondentes bancários para garantir o atendimento durante a greve.
No caso de saque de seguro-desemprego, PIS e FGTS, o trabalhador poderá fazer as operações em um casa lotérica ou em um correspondente bancário.
Em caso de novos pedidos, a trabalhador terá que procurar uma agência aberta ou, caso não encontre, deverá entrar em contato com a Caixa para buscar uma forma alternativa.
ATENDIMENTO NAS LOTÉRICAS
O atendimento nas lotéricas é feito das 8h às 18h, exceto nas localizadas em estabelecimentos como shoppings e supermercados, que costumam ficar abertas até as 19h ou até o horário estipulado pelo regulamento interno dos locais.
Boletos bancários da Caixa Econômica Federal podem ser pagos em qualquer dia do mês. Já as contas emitidas por outros bancos só são aceitas pelos atendentes das lotéricas se estiverem dentro do prazo de vencimento e se não ultrapassarem valores maiores do que R$ 700.
PROCON
Caso tenha outras dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon por meio dos canais:
Telefone - 151
Pessoalmente - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha (Telefone 0800-772-3633):
- Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro;
- Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio);
- Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô);
- nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h. |