www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
27/11/2012 - 07:05
Proposta que amplia direitos de trabalhadores domésticos deve aumentar informalidade, avalia sindicato
Midiamax
Aprovada na última quarta-feira (21) na Câmara dos Deputados , a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/2010 que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos deve provocar o aumento da informalidade, de acordo com o presidente da associação que representa a categoria no Mato Grosso do Sul, Carlos Cabral.

O Estado possui aproximadamente 20 mil profissionais formais e informais, sendo 12 mil apenas em Campo Grande, segundo a associação Doméstica Legal.

PEC estabelece que os empregados domésticos tenham os mesmos direitos trabalhistas dos empregados das demais categorias.

Mesmo com a proposta ainda tendo que ser aprovada pelo Senado e ser promulgada pela presidente Dilma Roussef, Cabral avalia que a proposta também irá provocar o aumento dos tributos a serem pagos pelo empregador.

“Os deputados deveriam se sensibilizar com a realidade da classe facilitando a contratação das trabalhadoras, não dificultando. É necessária a desburocratização do FGTS pela Caixa Econômica, facilitando o acesso ao fundo pelo trabalhador.”.

A diarista Nilda Pereira, de 37 anos, acredita que, caso a proposta seja aprovada, vai ficar mais difícil para arranjar emprego com carteira, apesar da segurança que possa proporcionar.

“Como diarista consigo pegar vários serviços. Trabalhei registrada por nove anos e resolvi começar a fazer diária há três. Pretendo começar a pagar o INSS, pra garantir minha aposentadoria, pois atualmente tenho cinco serviços. Consigo tirar quatro vezes mais do que quando era registrada.”.

PEC

O texto foi aprovado por 359 votos favoráveis e 2 contrários. Agora, a proposta volta à comissão especial para elaboração do texto final que será votado em segundo turno, que pode ocorrer na próxima semana. Em seguida, a matéria será encaminhada à análise do Senado, onde também terá que passar por duas votações.

A proposta amplia os direitos dos empregados domésticos, incluindo obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), carga horária semanal de 44 horas, hora extra e adicional noturno. A categoria reúne 6,6 milhões de brasileiros, sendo a maioria formada por mulheres (6,2 milhões).
    
› Comentários
Gildo Oliveira em 27/11/2012 11:27
Eu Penso Que Esses Que Sao Contra , Assim Como Esse "Representante da Classe" Aí , Nao Deveriam estar Pensando Em Dificultar Esta Conquista Que Todos Merecer Ter. Acho Que Cada Um Desses Que Sao Contra Devem de Ter no Minimo uns 03 Funcionarios Domesticos.
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS