www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
05/02/2013 - 07:40
Para deputados, PMDB só tem espaço como vice em alianças com PT e PSDB
Midiamax
O ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) vão ter que brigar muito para conseguir emplacar candidatura para sucessão de André Puccinelli (PMDB). O desafio de Nelsinho é convencer Puccinelli de que o nome dele é competitivo. Já Simone tem uma missão ainda mais difícil, a de convencer Puccinelli a se aposentar para que ela concorra ao Senado.

As missões já são difíceis por si só, mas a situação fica ainda pior porque o PMDB tem dificuldade para conquistar partidos com maior representatividade. Eles até falam em compor, mas querem o partido como vice e não como cabeça de chapa.

O presidente estadual do PSDB, deputado Márcio Monteiro, é um dos que pretende lutar para manter aliança com o PMDB e ter o partido como vice em uma composição. Ele lembra que embora os partidos tenham ido para lados opostos em Campo Grande, na Assembleia a parceria ainda continua.

“O PSDB tem um projeto e quer contar com aliados que sempre fizeram parte do arco de alianças. O PMDB é bem vindo neste processo. Sempre fomos parceiros. Só servimos se não for para majoritária?”, questionou. “O governador André é generoso e tem o entendimento disso”, acrescentou.

Márcio Monteiro prevê um diálogo franco com o PMDB para composição de aliança em 2014. Ele lembra que também há conversas com o PT, mas avalia que o diálogo não é tão intenso quanto com os peemedebistas.

O presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), é um dos entusiastas da aliança entre o PT e o PMDB. Jerson gostaria de uma dobradinha entre os dois partidos, com Delcídio Amaral (PT) para governador e Puccinelli no Senado. Ele prevê que a aliança pode, inclusive, fazer os petistas diminuírem as críticas a Puccinelli no último ano de administração

Entre os petistas a aliança já não é vista com dificuldade como há alguns anos, nas famosas brigas entre Zeca do PT e André Puccinelli. O deputado Pedro Kemp (PT) entende que é mais fácil o PT se aliar ao PMDB do que ao PSDB em Mato Grosso do Sul. Para justificar a análise, Kemp ressalta que PMDB e PT têm o mesmo propósito: o de reeleger a presidente Dilma Rousseff (PT).

Apesar de entender que a aliança é possível, Kemp considera que ainda é cedo para falar em aliança, principalmente porque na avaliação dele, Delcídio é um candidato forte e com grande vantagem na disputa.

O deputado Cabo Almi (PT) também acredita em uma aliança entre o PT e o PMDB por conta da afinidade nacional, que recentemente elegeu Renan Calheiros (PMDB) para presidência do Senado. O deputado acredita que a rivalidade histórica entre as duas siglas no Estado está se acabando com o tempo. “Aqui a rejeição vai aos poucos se desmontando. Não tenho restrição nenhuma. Não tem porque não ter alinhamento”, avaliou.

Cabo Almi concorda com Jerson que uma aliança poderia diminuir a oposição do PT a Puccinelli. Porém, acredita que a aliança pode fazer surgir uma nova oposição na Casa, formada por PPS, DEM e PSDB.

Pensamento diferente

O deputado Amarildo Cruz (PT) discorda dos colegas de partido e, embora entenda que tudo é possível, acha como pouco provável a aliança entre PMDB e PT. “É possível, mas pouco provável. O PT pode construir com outros aliados. Não tem só o PMDB como opção. Há uma dificuldade histórica natural e podemos discutir outros caminhos”, avaliou.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS