A população está reclamando das dificuldades para agendar consulta nos postos de saúde em Costa Rica/MS. Elaine Joaquim Santana é avó de uma criança de três meses, ela procurou o Posto de Saúde da Vila Santana no bairro Sonho Meu III nesta quarta-feira (03) para consultar a neta que apresentava diarreia, mas o atendente agendou a consulta para aproxima quarta-feira (10), ”liguei no posto e me agendaram para a próxima quarta-feira”, disse ela. Segundo ela procurou uma farmácia no intuito de automedicar a criança, mas o farmacêutico recomendou que procurasse um médico. No posto a avó foi informada que a criança é avaliada na consulta pelo médico que decide se encaminha para o médico pediatra.
A avó contou ao Hora da Notícia que procurou o Posto Central uma vez que não foi atendida no posto do bairro, mas foi informada que a criança teria que vir encaminhada do Posto onde foi atendida, ela questionou a atendente, “como encaminhada se o médico não me atende hoje”, não teve resposta para seu questionamento.
“Estou revoltada com essa situação, antes tínhamos médicos, não ficávamos sem atendimento nos Postos”, Afirmou Eliane.
O Hora da Notícia procurou o posto por voltas das 14 horas e apurou que a enfermeira chefe não se encontrava uma vez que está em viajem, na unidade de saúde, uma técnica de enfermagem realizava o trabalho de triagem. Ela pediu para o Hora da Notícia entrar em contato com a avó da criança para ela retornar ao posto com a criança para ser atendida pelo médico. A avó Eliane retornou a unidade saúde, a criança foi atendida e medicada.
Outro problema enfrentado por uma pacientes apurado pelo Hora da Notícia na unidade de saúde foi à dificuldade de uma senhora que procurou a farmácia para pegar medicamentos mas não encontrou a responsável pela farmácia para entregar o remédio. Na mesma unidade de saúde uma senhora aguardava uma vaga de “encaixe” para consultar, de acordo com ela a consulta estava agendada para a próxima semana.
Hora da Notícia |