Os trabalhadores da Empresa Odebrecht participaram de uma assembléia na última sexta-feira (12) em Costa Rica/MS onde foi discutida uma pauta de reivindicações com o sindicato da categoria que será negociada com a empresa nos próximos dias uma vez que a data base da categoria é no mês de maio. Dos mais de 1.400 funcionários da empresa 200 compareceram a assembleia e elaboram ás reivindicações com o apoio do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Açúcar e do Álcool de Mato Grasso do Sul, presidido por José Roberto da Silva.
De acordo com Jose Roberto as indústrias ainda pagam um salário baixo, “isso é muito ruim, os preços sobem os alugueis triplicaram e o salário é só para se alimentar, não dá para viver com dignidade” afirmou o sindicalista.
Os trabalhadores reclamaram do transporte urbano e pedem melhorias na alimentação oferecida aos funcionários. De acordo com eles em Costa Rica a empresa de transporte Paraná tem concessão pública, mas está à disposição da empresa para transporte dos trabalhadores de acordo com as informações muitas vezes o cidadão precisa do transporte, mas é preciso estar uniformizado ou identificado com crachá da empresa.
De acordo com as reclamações dos trabalhadores o transporte é de má qualidade e muitas vezes os trabalhadores terminam o turno de trabalho e precisam aguardar a chegada dos coletivos.
Roberto informou que o piso salarial da categoria é de R$ 760,00, a proposta a ser apresentada para empresa e de elevar salário para R$ 1.017,00. A reivindicação é de reposição integral da inflação pelo INPC, mais 5% de recomposição das perdas.
Os trabalhadores vão negociar redução na jornada de trabalho 42 horas, Tiket alimentação, cesta básica, adicional noturno, horas in itinere e pagamento integral do tempo de deslocamento até a empresa, informou o presidente.
Jose Roberto informou que no estado são 23 usinas e cerca de 25 mil trabalhadores. O presidente do SINTRAB (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Açúcar, Etanol e Bioenergia) Geraldo Pereira de Paula forte será forte com a adesão de todos, estamos buscando melhorias para nossas famílias. Hora da Notícia |