www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
25/04/2013 - 11:23
Promotores querem o apoio do prefeito e dos vereadores contra a provação da PC 37
Hora da Notícia

Os dois representantes do MP (Ministério Público Estadual) na comarca de Costa Rica/MS estiveram na Câmara Municipal na última terça-feira (23) pedindo apoio aos 11 vereadores para a não aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) “PEC 37” classificada por eles como “a PEC da impunidade” uma vez que se aprovada vai tirar o direito de os promotores realizarem investigações criminais. Os promotores, Bolívar Luiz da Costa Vieira e George Cassio Tiosso Abbud fizeram uma explanação sobre o projeto que está tramitando no Congresso Nacional.

Bolívar observou que a sociedade tem reclamado da impunidade, segundo ele a proposta não é séria, “ela afronta o estado democrático, e é corporativa”, disse. Ele foi além e afirmou que em caso de aprovação da PEC o MP estará proibido de investigar e de participar de investigações com ás policias, ou com outras instituições que realizam esse trabalho, Bolívar argumentou que até a própria imprensa terá restrições.

Os dois representantes do MP pedirão o apoio dos parlamentares e a aprovação de uma moção contra a aprovação da PEC 37. Os representantes do MP informaram que os vereadores pediram um prazo até o final dessa semana para decidirem.

Bolívar informou que conversou sobre o assunto com o prefeito Waldeli Rosa, (PR) e ele ficou de se manifestar sobre o projeto.

George informou que o Estado conta com cerca de 280 promotores trabalhando e conta ainda com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Segundo ele a instituição está aparelhada para realizar grandes investigações, ”coisa que as policias não está, se a PEC for aprovada o Gaeco não terá nada para fazer, podem fechar as portas,não poderá mais agir contra os crimes de corrupção”, disse.

“O MP tem poder para investigar crimes e tem independência, temos verba própria”, disse Bolívar. Ele destacou que a polícia é administrativa, “não tem efetivo, e nem estrutura, já o MP está aparelhado, tem independência, efetivo e estrutura”. De acordo com ele se a PEC for aprovada será um retrocesso: “será um monopólio, será muito ruim para a história do País, uma afrontará á Constituição, estaremos retroagindo” afirmou.

Os delegados de polícia alegam que não pode comandar uma investigação. Para Bolívar é uma falácia, “antes do processo não existe sistema acusatório”, esclareceu.

Segundo Bolívar o STJ (Superior Tribunal de Justiça) já reconheceu o pode de investigar do MP, assim como o STF (Supremo Tribunal Federal) e espera que os congressistas também reconheçam.

Para os promotores a aprovação da PEC representará a vitória do crime organizado. Eles ressaltaram que a polícia civil e federal são órgãos importantes, assim como o MP no combate ao crime organizado e observaram que quase todas as investigações têm cunho penal e citou os crimes de lavagem de dinheiro que envolve políticos corruptos.

Segundo os promotores a aprovação da PEC anularia processos que foram investigados pelo MP e outras instituições, como o Tribunal de Constas e citou o caso do “Mensalão” em que houve condenações de políticos, banqueiros e empresários, “eles poderão ser beneficiados”, finalizou.

O projeto de lei da PEC 37 é de autoria do deputado federal e delegado de Polícia Civil, Lourival Mendes, (PTdoB/MA) que acrescenta um parágrafo ao artigo 144 da Constituição Federal dando competência ”privativa” às polícias em investigações de infrações penais.

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS