www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
20/06/2013 - 14:05
Vereador disse que aumento na taxa de esgoto proposta pelo prefeito é “um sonho amargo”
Foto: Hora da Notícia
Hora da Notícia
Vereador Adair
Vereador Adair

A incompetência do Diretor do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Costa Rica/MS, Moacir Justino de Almeida para exercer o cargo irritou o vereador Adair Tiago de Oliveira, (PMDB) uma vês que o diretor foi convocado pelos vereadores e durante os questionamentos no último dia 10 na casa de leis ele se mostrou totalmente sem conhecimento da dinâmica da autarquia municipal. Durante seu discurso o vereador revelou ter percebido que o diretor não tem vontade, “descobri que a diretoria do nosso serviço autônomo de água e esgoto, não tem vontade própria, não tem opinião própria”. O parlamentar disse ainda que Moacir e uma figura decorativa, “o senhor prefeito é quem na verdade é o diretor daquela empresa”, justificou.

O vereador criticou duramente do prefeito Waldeli Rosa, (PR) pela postura inconsequente de querer enfiar goela abaixo dos contribuintes um aumento na taxa de esgoto de mais de 120% através da aprovação de um projeto que se encontra na Câmara Municipal. Ele acusou o prefeito de tentar fugir da responsabilidade, “pois apesar de dizer que é representante do povo, tem a procuração do povo para representá-los, para liderá-los, está fugindo a responsabilidade, pois quando surge um problema, ele simplesmente joga nas costas do povo, ou de nós vereadores”.

Adair foi enfático ao afirmar que o prefeito foi eleito para solucionar os problemas quando aparecem, achar soluções ao invés de tentar revolver as dificuldades taxando o povo com impostos absurdos.

Ele ressaltou que tanto o prefeito quanto o diretor recebem bons salário para trabalhar e achar soluções para os problemas sem taxar a população.

De acordo com o parlamentar o aumento na taxa de esgoto representa um verdadeiro atentado ao povo e lembrou as promessas de campanha do prefeito, “é um crime de lesa-pátria, é traição para com o povo que já tem uma elevada carga tributária, é traição por que no palanque muitos disseram que lutariam por mais saúde, mais trabalho, mais educação e menos impostos, que um novo sonho estava nascendo”. Ele ainda definiu o aumento como “um sonho amargo”.

O vereador apresentou a solução que segundo ele é simples uma vez que o prefeito informou que no ano passado o município subsidiava o SAAE com valores, em torno de 600 mil reais por ano, agora é só aumentar esse valor, “o dinheiro é do povo e deve ser gastar com o povo”.

O vereador informou que já decidiu, “sou contra o aumento de impostos, meu voto é contra o projeto de autoria do prefeito que aumenta a taxa de esgoto”.


Aumento na taxa de esgoto:

O Diretor Geral do SAAE, o ex-vereador, Moacir Justino de Almeida quer elevar a cobrança na taxa de esgoto de 30% para 70%, conforme o projeto e está na Câmara aguardando aprovação dos vereadores.

Hora da Notícia

Veja discurso do vereado em sua integra:

Senhor Presidente, senhores vereadores e vereadora, eu quero neste momento, em poucas palavras fazer um balanço da sessão próxima passada, onde estiveram aqui neste plenário o ilustríssimo sr. Moacir Justino (Diretor do SAAE) e o Excelentíssimo Senhor Waldeli dos Santos Rosa (Prefeito Municipal). Sr. Presidente eu confesso que sai daquela reunião um tanto quanto preocupado e vou dizer para nossa excelência e os demais vereadores o porque.

Primeiro: eu descobri que a Diretoria do nosso serviço Autônomo de Agua e Esgoto, não tem vontade própria, não tem opinião própria, apesar de ser uma autarquia municipal, com administração independente, o Sr. Prefeito é quem na verdade é o Diretor daquela empresa, isso Sr. Presidente é perigoso, é temerário, pois poderá trazer prejuízos irreparáveis a essa autarquia altamente rentável para nosso Município.

O segundo ponto que me causou estranheza, foi a forma como querem tocar o combatido projeto de lei que eleva em quase 120% (Cento e Vinte por Cento), segundo o próprio prefeito, a taxa de esgoto em nosso município, o senhor prefeito quer se eximir da responsabilidade, pois apesar de dizer que é representante do povo, tem uma procuração do povo para representa-los, para lidera-los , esta fugindo a responsabilidade, pois quando surge um problema, ele simplesmente joga nas costas do povo, ou de nós vereadores, como esta fazendo agora.

Sr. Presidente, é muito fácil vir aqui e votar uma lei, o prefeito sanciona e aumenta um tributo em absurdos 120%, isso é fácil, jogarmos a responsabilidade para o qual fomos eleitos em cima dos eleitores, da população, que trabalha 5 meses apenas para pagar impostos, como disse o vereador Didão dias deste aqui nesta casa. Aumentar impostos para levantar dinheiro é muito cômodo, mas não foi para isso que eu fui eleito, senhor Presidente, que o senhor foi eleito e também não foi para isso que o prefeito foi eleito, ele foi eleito para solucionar os problemas quando aparecem, achar soluções.

E esse problema, nobre senhores e senhora, não é maior, nem pior que os demais problemas de nossa comunidade e deve ser solucionado por quem tem o poder para isso, o Diretor geral do SAAE e o Prefeito Municipal, que recebe muito bem para isso, diga-se de passagem.

Senhor Presidente é muito fácil e cômodo para nós, falarmos aqui que devemos fazer uma consulta popular, consultar o povo se eles querem esgoto em suas casas, mais para isso devem pagar mais e muito mais – como se não houvesse outra alternativa.

- isso senhora e senhores vereadores, é um atentado ao povo, é um crime de lesa-patria, é traição com o povo que já tem uma elevada carga tributária, é traição por que no palanque muitos disseram que lutariam por mais saúde, mais trabalho, mais educação e menos impostos, que um novo sonho estava nascendo.

- senhores um sonho amargo e pago pelo contribuinte, não é sonho é pesadelo; senhores e senhora nós temos que assumir a nossa responsabilidade como vereadores. Mas o prefeito a responsabilidade dele de prefeito, e o Diretor do SSAE, também tem com urgência de assumir de fato e de direito sua responsabilidade de Diretor daquela Autarquia, e solucionar o problema da coleta de esgoto em nossa cidade.

- isso sem jogar a responsabilidade para o povo, sem onerar ainda mais o cidadão, que já paga elevada carga tributária.

- A solução é simples senhores, o prefeito disse aqui que no ano passado, apesar de não gostar de falar no passado, pois temos que assumir a nossa responsabilidade hoje, mais ele disse que o Município subsidiava o SAAE, citou até valores, em torno de R$ 600,00 (Seiscentos mil reais) ano, pronto aqui está uma solução, - aumentar o subsidio, o dinheiro é do povo e deve ser gastar com o povo.

Outra alternativa simples seria o Município ser o garantidor ( o fiador) dos empréstimos a serem tomados junto aos órgão financiadores, pois ao aumentarmos a rede de esgoto, automaticamente aumentaremos a arrecadação, pois novas ligações serão feitas, provocando assim um efeito cascata, e o SAAE tranquilamente pagara o empréstimo tomado, somente com a receita das novas ligações.

- A alegação para aumentar tão alto, segundo o prefeito e sua equipe, com exceção do Diretor do SAAE, que nada sabe. É que o SAAE precisa de mostrar capacidade de pagamento; - pois bem, o município tem essa capacidade e será o fiador do SAAE, que terá como já disse um aumento em sua receita com as novas ligações.

E como essa, há outras alternativas, senhor presidente e demais vereadores e vereadora, o que não podemos é nos eximir de nossas responsabilidades, e fazer como o prefeito esta querendo fazer, dizer para o povo: “eu não vou fazer rede de esgoto, porque os vereadores não quiseram votar um projeto aumentando a taxa de esgoto, então não há outro meio

- senhores e senhoras isso não é verdade, a responsabilidade é nossa sim, mas a nossa responsabilidade é de encontrarmos alternativas, a responsabilidade é minha, é dos senhores; - mas responsabilidade maior ainda é do prefeito, que foi eleito para administrar, para solucionar problemas, facilitar a vida da população e não para se eximir da responsabilidade, joga-la em cima de outros, não isso não, dizer é competente, que é bom administrador é fácil, mas nós queremos isso na pratica, aumentar imposto para resolver problemas administrativos é sinônimo de incompetência administrativa, e não é isso que o povo espera desse prefeito ou de qualquer outro administrador.

Portanto senhor Presidente, senhora vereadora e demais vereadores, vamos parar com essa historia de pesquisa, de consulta e vamos direto ao ponto senhor líder do prefeito, - peça a retirada imediata desse projeto, e o prefeito, como ele sempre diz que é bom administrador, tire essa pesada carga de impostos de cima do povo encontre outras alternativas, corte gastos desnecessários, que o recurso surgirá.

Portanto senhoras e senhores, existem outras alternativas para financiar a construção do sistema de esgoto em nossa cidade, além do famigerado aumento de tributos, e o prefeito deve implementar imediatamente essas novas alternativas.

Eu vereador Adair Tiago, já decidi, sou contra o aumento de impostos, e meu voto é contra o projeto de numero 985/2013, de autoria do Executivo Municipal de Costa Rica.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
conceicao rodrigues furtado em 09/07/2013 12:35
Vereador você está de parabens. Até que enfim tem alguém ai dentro que não faz parte dessa corja Continui assim
LOURENCO FURTADO em 28/06/2013 11:38
Analizem: - Brasil, pais com a maior carga tributaria do mundo - Brasil, pais onde os politicos de todas as efereas do poder tem o maior custo aos cofres publicos, ou seja ao nosso bolso. - E não temos o retorno dos beneficios dos impostos pagos em forma de qualidade de vida, segurança publica, saude, educação e infra-estrutura para alavancar o desenvolvimento como um todo. - O fato que não é foto, politicos e empresarios roubando do povo. Eu sou contra o aumento abusivo de qualquer imposto e defendo a reforma tribultaria e politica do brasil. Também sou favoravel as manifestações que estamos vendo na TV, acorda Brasil.
kauany soares em 22/06/2013 11:39
Penso que todos os vereadores que foram eleitos para representar o povo deveriam fazer o papel de verdadeiros cidadãos antes de pensar no benefícios próprios, parabéns ao vereador só espero que não mude de opinião e seja firme até o fim.....
weiner em 21/06/2013 21:16
cuidado vereador, vc fica esperto, aqui em costa rica e proibido protestar contra a administração publica!! isso vai da decoro parlamentar!! kkkkkkkkkk
Jesse em 20/06/2013 16:28
quero de publico elogiar atitude e discurso do vereador Adair Tiago isto sim è servir ao seu mandato, continue assim vereador
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS