No ultimo sábado (29) aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Costa Rica/MS reunião do presidente Antônio Perez Vergara, o “Índio” com os filiados onde foi apresentado a prestações de contas aos filiados. Na reunião foram eleitos dois delegados, Jussara Cristina Barros da Silva e Adriano Jardim Loureiro que vão representar o Sindicato no 5° congresso estadual de trabalhadores rurais que será realizado em Campo Grande nos dia de 17 a 19 de setembro próximo.
O evento teve a presença do secretário de políticas agrária e meio ambiente, Adão de Souza Cruz e a vice-presidente e secretária de políticas agrícolas Sandra Maria Costa Soares, ambos da Fetragri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Mato grosso do Sul). Índio informou que o Sindicato tem cerca de 500 filiados.
O presidente informou que o programa nacional de habitação rural vai incentivar a construção, reforma e ampliação de habitação com objetivo de fixar agricultores, e familiares no campo. De acordo com ele a renda anual para ter acesso ao credito é de até R$ 15 mil reais para residências de 64 metros quadrados. Os juros para o financiamento é de 4% ao ano e quatro anos para quitar o empréstimo. Devem ainda comprovar mais de cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos.
Sandra Maria informou ao Hora da Notícia que o apoio da Fetragri ao Sindicalista dentro do movimento dos trabalhadores rurais “sem terra” amplia a possibilidade de acesso aos bens de consumo coletivo, moradia, infra-instrutora básica, educação, transporte, saúde, lazer e a capacidade das famílias de permanecerem na terra para o desenvolvimento da consciência social.
De acordo com os sindicalistas nos próximos dias vão procurar o poder público municipal para firmar parceria no sentido de agilizar a documentação para que possam conseguir viabilizar a construção das residências nas propriedades rurais.
O produtor rural Lorsivaldo Rodrigues de Melo, 62 anos esteve na reunião em busca de informações para ter acesso ao credito, “já tenho a terra, vim ver o que tem para nos, minha casa está muito velha vim buscar informação de como funciona o credito para reforma da casa”, disse. Já a esposa do agricultor, Ivone Barbosa Belo, 55 anos disse que eles moram a 30 anos na fazenda distante cerca de 25 Km da cidade de Costa Rica, “espero conseguir o credito, quero uma casa nova na fazenda, precisamos de mais conforto”. Hora da Notícia |