Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (02) solicitação do poder executivo pedindo autorização para repassar o valor de R$ 148.049,53 para á Fundação Hospitalar de Costa Rica/MS. O repasse será utilizado no pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários da unidade hospitalar. Segundo o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, (PT) a Fundação recebe mensalmente o valor de R$ 430.000 repassado pela prefeitura. O sistema de saúde de Costa Rica está no “caos” conforme afirmam os parlamentares que cobram diariamente o prefeito Waldeli Rosa, (PR) e a Secretária Municipal de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal para que tomem providências no sentido de dar qualidade no atendimento aos usuários dos Postos de Saúde e da Fundação Hospitalar.
O vereador Adair Tiago de Oliveira, (PMDB) votou favorável ao repassasse nesta segunda-feira (02), mas advertiu a diretoria da Fundação para que de atendimento de qualidade aos pacientes. Segundo ele foi procurado por duas pacientes que informaram ter procurado o hospital para atendimento a crianças de seis anos de idade, de acordo com o vereador uma fez a ficha e não foi atendida, “só depois de muita espera falaram para a mãe que precisava de encaminhamento”. A outra precisava de um ultrassom e não foi atendida, reclamou o vereador. Ele ainda cobrou competência dos gestores na administração da saúde: “quero que a direção resolva e a secretária não deixe chegar aqui, são coisas simples”.
Adair disse estar indignado com o descaso no atendimento da saúde dispensado para a população, “são problemas simples para resolver isso me deixa indignado”, afirmou.
Jovenaldo aprovou a autorização para a prefeitura repassar o dinheiro, mas cobrou do prefeito e da secretária para que tenham mais amor e dedicação com população, “precisam acabar com ás truculências para atender a população”. Ele ainda cobrou competência dos gestores na administração da saúde: Já o vereador Ronivaldo Garcia Cota, (PSDB) votou favorável ao repasse, mas não poupou criticas a incompetência dos gestores, “é uma questão de humanidade, saber conversar, é o que está faltando para os gestores da saúde”.
Vereador aguarda explicações sobre mortes de duas crianças
Ronivaldo Garcia encaminhou ofício para a Secretária Municipal de Saúde, Adriana Maura conforme informou durante a sessão da Câmara Municipal do último dia 25 cobrando explicações sobre a morte de duas crianças recém nascidas que o parto foi realizado na Fundação Hospitalar.
O parlamentar informou que foi procurado pelos pais que cobram explicações sobre as mortes, “eu fui procurado pelos dois pais de família bastante chateados e abatidos que acabaram perdendo seus filhos”.
O vereador está aguardando as explicações oficias da secretária sobre a morte das crianças. Hora da Notícia |