Prédio Câmara Municípal Os vereadores de Costa Rica se reúnem uma vez por semana para cumprirem suas obrigações de legisladores. Eles aprovaram nesta segunda-feira (08), duas emendas ao orçamento do município para 2009, e nove projetos de lei à toque de caixa. Alguns projeto se quer tinha parecer das comissões responsáveis em estudar e analisar os projetos que se tornaram leis municipais.
Os vereadores aprovaram todos os projetos que constavam da ordem do dia com muita rapidez, bastou cerca de uma hora para limparem a pauta. Todos os projetos são de autoria do Poder Executivo. As duas emendas, uma modificativa e outra aditiva de autoria dos vereadores. Sete projetos estavam previstos para serem votados em duas sessões.
O vereador Lucas Lazaro Gerolomo, (PSB), primeiro secretário não compareceu a sessão. O presidente informou ao Hora da Notícia que Lucas está em Tratamento de saúde. Já o vereador João Carlos de Oliveira, (PT) deixou a sessão para receber o Irmão que estava chegando de viagem para tratar de assuntos da família.
O projeto que cria a função de Coordenador para a “Rica Trama”, uma tecelagem do município foi protocolado no dia último 21 de novembro. O projeto era para ser votado em duas discussões, mas os vereadores votaram em uma única vez, mesmo sem o parecer da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social. Presidida pela vereadora Evair Gomes Nogueira (PSDB). O parecer foi em plenário.
A mesma coisa aconteceu com projeto que cria a função de Instrutor-Coordenador da Oficina dos Sonhos. Esse não tinha parecer de duas comissões: Educação, Saúde e Assistência Social e também da Comissão de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, presidida pelo vereador Waldomiro Bocalan (Biri). Parecer emitido em plenário.
A falta de compromisso em ler e analisar projetos e emendas é visível nos vereadores. Para se ter uma idéia, eles votaram e aprovaram uma emenda modificativa ao orçamento que se quer havia sido protocolada, no momento em que o Hora da Notícia foi checar as datas de protocolo dos projetos. A emenda foi carimbada e protocolada com data de hoje (08).
A pressa em aprovar projetos enviados pelo executivo sem a devida análise dos parlamentares eleitos para essa função pode levar a comunidade à prejuízos sem precedentes.
O Hora da Notícia procurou o vereador Biri, vice-prefeito eleito do município para comentar o assunto, mas o deselegante parlamentar bateu com a porta do seu gabinete na cara do jornalista.
Renovação: Os vereadores eleitos Moacir Justino (PR) e José Paulino (PSDB), acompanharam atentamente a movimentação dos vereadores. Justino conversou com Hora da Notícia que disse que vai trazer para a casa de leis uma nova maneira de atuação como vereador.- Hora da Notícia
|