www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
09/12/2013 - 21:47
Os cidadãos de Costa Rica, assim como os vereadores precisam cobrar do prefeito a transparência nos gastos públicos através do portal da transparência
Foto: Divulgação
Midiamax
Apesar das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul possuírem Portal da Transparência, nenhuma delas atendem integralmente à legislação, afirmou nesta segunda-feira (9) a chefe da CGU/MS (Controladoria-Geral da União em Mato Grosso do Sul), Janaina Gonçalves Teodoro de Faria. Ela participa na Delegacia da Receita Federal, em Campo Grande, de um evento alusivo ao Dia Internacional de Combate à Corrupção e de 10 anos de criação da CGU.

Para Janaina, a transparência é o principal instrumento de controle da sociedade contra a corrupção. “A Lei da Transparência é para o cidadão saber aonde vai o dinheiro público. Ela veio para dar poder ao cidadão, para ele cobrar o governante”, disse.

Faltam aos Portais da Transparência, segundo ela, a publicação de todos os empenhos e licitações, inclusive os motivos de cada processo licitatório, entre outros.

Janaina declarou também que a transparência dificulta e inibe a corrupção. Na avaliação da chefe da CGU/MS, o combate à corrupção passa pelo trabalho conjunto das entidades de fiscalização e controle. “A corrupção é algo que não se combate sozinho. Veja só a operação Sangue Frio, ela contou com a Polícia Federal, o Ministério Público, cada um fazendo a sua parte”, disse.

Ela explicou ainda que a CGU não possui nenhum levantamento de quanto já foi desviado dos cofres públicos por conta da corrupção, mas que o valor é muito elevado e poderia ter sido utilizado em obras e serviços para a população.

A Lei da Transparência obriga União, estados e municípios a divulgar seus gastos na internet, em tempo real.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS