www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
20/01/2014 - 06:01
Falta de médico pediatra faz prefeito recuar e adotar novamente o ofício para fornecer informações básicas, sem médico os pais estão aflitos
Foto: Assecom
Hora da Notícia
Secretária Adriana e Prefeito Waldeli
Secretária Adriana e Prefeito Waldeli

A crise no setor de saúde do Município de Costa Rica/MS agravou ainda mais depois que a única médica pediatra deixou de atender na semana passada e ás consultas que estavam agendadas tiveram que ser remarcadas, ás urgências não puderam ser atendidas, as mais graves foram encaminhadas para Campo Grande. A médica pediatra segundo ás informações teve um problema de saúde. O Hora da Notícia recebeu diversas reclamações de usuários da saúde, procurou a assessoria de imprensa do prefeito Waldeli Rosa,(PR) para que respondesse aos questionamentos,a assessora se limitou a informar que outro médico pediatra está atendendo no Município desde a manhã da última sexta-feira (17) de janeiro.

O prefeito Waldeli voltou ao velho estilo de governar do inicio da administração, sem respostas para os questionamentos da população atraves do Hora da Notícia mandou que encaminhássemos um requerimento através de oficio para ter acesso às informações solicitadas. O prefeito havia recuado dessa prática, mas pelo jeito foi obrigado a adotá-la novamente diante do caos que se encontra a saúde no município não havendo respostas para as cobranças da população.   

O Hora da Notícia recebeu a informação que estava com falta de médico desde o último dia 13 de janeiro, pacientes com consultas agendadas para o esse dia foram informados através de telefone que ás consultas haviam sido remarcadas para o dia 23 de janeiro, pois a pediatra não tinha previsão para retorno.   

O médico como informou a assessora está atendendo, mas ainda não havia sido contratdo conforme apurou o Hora da Notícia. Com a falta de médico pediatra crianças pelo mesmo uma criança recém nascida teve que ser transferida para Campo Grande às pressas para receber atendimento, outras tantas ficaram esperando por atendimento. Os partos realizados nesse período não contaram com a presença do profissional o que é obrigado.   

Faltam médicos:

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que tenham 20 pediatras a cada 100 mil habitantes, levando em conta essa recomendação Costa Rica deveria ter no seu quadro pelo menos cinco médicos pediatra levando em conta que o município tem 20 mil habitantes de acordo com o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), esse número populacional não levam em conta a população flutuante.  

 Incompetência:

O prefeito Waldeli e a Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal mostram ser incompetentes para gerir a saúde quando deixam de responder a questionamentos básicos sobre o atendimento de um médico pediatra no município e fornecer dados sobre consultas.

Hora da Notícia 



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
weiner em 22/01/2014 17:21

quero deixa bem claro, que os funcionários da saúde de costa rica estão trabalhando todos sobrecarregados, porque quem sofre atendendo e ouvindo o povo são eles, e estão sempre tentando de alguma forma ajuda quem necessita de atendimento nos postos de saúde, infelizmente eles as vezes não pode fazer nada, mas quando podem fazem de tudo pra ajuda quem esta ali sofrendo, para tenha um pouco de dignidade e respeito! eu estou sempre correndo atras de um atendimento nos postos de saúde, e sempre foi bem atendido pelos os "funcionários", o problema esta na ma gestão do senhor prefeito que ta nem ai pra as pessoas!

weiner em 21/01/2014 20:39

sempre tem uns pucha saco de plantão para defender os desmandos de uma ma gestão, isso e normal, geralmente as pessoas que defende tais atos estão sendo beneficiada de alguma forma, ai oque acontece com as outras pessoas não tem importância, mas e assim mesmo, só não podemos nos calar e aceita todo de boca abaixo como se ainda nos estivesse vivendo em uma ditadura.

oliveira em 21/01/2014 16:39

POIS É Cris NÃO É VIDA DOS OUTROS NÃO TÁ FOI ELEITO PRA SERVIR O POVO E ISSO NÃO ESTÁ ACONTECENDO, ACHO QUE QUEM NÃO ENCHERGA É VC, ANTES TINHA 25 MÉDICOS APROXIMADAMENTE HOJE TEM 14 MEDICOS ISSO É UMA VERGONHA UMA CIDADE IGUAL COSTA RICA ALGUÉM TENTAR DEFENDER O ERRADO TÁ CRIS, E OUTRA VC ACHA QUE ALGUÉM VAI PASSAR INFORMAÇÃO SOBRE PEDIATRA SABENDO QUE O SALARIO DOS MEDICOS É UMA MISÉRIA, NOSSA NESTE MUNDO ONDE VIVEMOS HOJE TER UMA PESSOAS ASSIM QUE NÃO PENSA NO POVO ESTAMOS EM JANEIRO 2014 GENTE ATÉ AGORA NADA FOI FEITO O PREFEITO EM SEUS DISCURSO FALA SEMPRE A MESMA COISA GENTE O POVO PRECISANDO DE ATENDIMENTO É ATÉ PAREÇE UMA BRINCADEIRA IR EM EMISSORA DE RADIO FALAR QUE TUDO ESTA MIL MARAVILHAS MAS CADE OS PROJETOS EM PRÁTICA SÓ FALA DE DIVIDA PASSA GENTE VAMOS PRA FRENTE MEU POVO QU ISSO FAZER SAUDE EDUCAÇÃO QUE NÃO ESTA SENDO FEITO NOSSO POVO DE COSTA RICA SEU PREFEITO PRECISA DE SAUDE EDUCAÇÃO SEGURANÇA MAIS ATENÇÃO NÃO DE PERSEGUIÇÃO E VINGAÇA.

Paulo Silva em 21/01/2014 10:58

Estão querendo enganar a s pessoas expondo um problema pessoal. Os aproveitadores de plantão precisam ter responsabilidades e assumir que são incompetentes, a falta do médico pediatra é simples, falta de gestão. Até quando o prefeito vai administrar "afazendo de conta", assuma as responsabilidades, assuma as rédeas da saúde e proporcione um serviço de qualidade, essa é uma obrigação.

Poli em 21/01/2014 07:26

Nossa Cris vc com dois OLHOS não enxerga mesmo em....

Paulo correa em 21/01/2014 04:48

Procurar secretária não resolverá nada.Eu sei do que estou falando pois,lá,já fui e,ainda me chamaram de mentiroso.Pra quem não sabe até à justiça acionei,e tem mais,se o problema fosse comigo estaria despreocupado,mas não é pra piorar mais ainda estou à procura desde ABRIL de2013 de exame para minha filha de 2 ANOS e 3 MESES que nem sequer ainda fala. Bom,se serve de consolo ontem fui novamente à tal secretaria de saúde e,o que ouvi é à mesma balela dessa gestão. Imformando hávia médico pediatra sim,até algum mes no ano passado e médico bom,enclusive foi ele quem mandou com urgência para um exame! Há assim como a maioria da população tenho dois olhos e um DEUS que olha por mim e pela minha familía. 24hrs por dia,graças a DEUS!

Ana em 20/01/2014 17:15

A justificativa é sempre a mesma em todos os lugares: falta de recursos....será mesmo falta de recursos ou ingerência? Não é só aqui em Costa Rica que o caos na saúde impera...porém, grandes problemas relacionados ao atendimento à saúde seriam resolvidos se REALMENTE os gestores se preocupassem com a saúde da população....se fizessem o exercício da ALTERIDADE toda vez que alguém procurasse atendimento. Prezados cidadãos participem das reuniões do conselho municipal de saúde, pois este é um dos canais de acesso à população para com a gestão da saúde....não fiquem esperando o amigo do amigo para conseguirem atendimento...busquem seus direitos.

cris em 20/01/2014 16:22

perguntar se tem plano de saude nao é só aqui ,é em todo lugar !e se vcs nao tem o que fazer ,a vida é só cuidar da vida dos outros,vao se informar melhor do que esta acontecendo,isso é um caso de saude,vcs estao brigando por coisa muito pequena diante da situação !ate pouco tempo costa rica nao tinha pediatra e tudo se resolvia,tem outos medicos bons aqui.se alguem conhece algum pediatra disponivel ligue para a secretaria de saude e passepara ela, porque eu tenho certeza que ela deve ta fazendo o possivel para o melhor para a cidade!SE FOR PRA FALAR DA VIDA DOS OUTROS ,VERIFIQUE OS FATOS !DEUS NOS DEU DOIS OLHOS, DOIS OUVIDOS E APENAS UMA BOCA. PENSE BEM !!!!

odilson em 20/01/2014 14:35

Esse Waldeli é uma doença mas só o povo pode achar a cura...

manoel pereira em 20/01/2014 13:47

Caro Weiner, o q se pode esperar dum prefeito iresponsavel q só tem em mente de gastar dinheiro com futebol, é nisso q dá, futebol para o todo poderoso é mais importante do q nóis pobretões

Weiner em 20/01/2014 10:36

mas porque ele iria se preocupa com saudê de costa rica? ele não necessita de ser atendido aqui, nem ele nem ninguém da sua família, pois e uma pessoa abastada, pode ir trata em qualquer lugar com mais recursos, a neta dele mesmo não nasceu aqui, porque se preocupa com pediatra se eles pode ir pra um centro melhor? o povo que se dane, ele esquece que se ele tem condições hoje de procura os melhores centros de saudê, e porque costa rica lhe deu essas condições, quando ele chegou aqui com sua família ele era ninguém como qualquer outro, tudo que ele tem foi tirado daqui! então ele deveria ter mais um pouco de consideração com o povo, e da um tratamento melhor as pessoas que necessita, ninguém que o dinheiro dele, so quer que de ao povo oque e do povo, que os recursos públicos, e que por sinal nossa cidade tem muitos, mas não e aplicado como deveria na atual gestão!

Paulo Correa em 20/01/2014 09:18

Há vários planos de saúde à atender,daí se voce não tem,és obrigado a esperar à velha e boa vontade de ser atendido.À primeira pergunta quando chegas a Fundação Hospitalar é: Tens plano de saúde? Todas as vezes em que fui até lá,ouço a mesma pergunta!

Priscilla Carvalho de Souza em 20/01/2014 08:21

Pior que não é apenas a falta de médico pediatra, mas o atendimento que recebemos no hospital quando precisamos é horrível... sabe o que é pior, é vc ver teu filho passando mau com febre e ver que o medico esta ali passeando no corredor do hospital e vc ouve do funcionário que o médico não esta ou que só atende emergência, dá uma dor no peito , uma sensação de abandono, naquele momento sentimos incapazes ... isso não é uma critica mas sim um desabafo de uma mãe como muitas outras,

› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS