Com dois meses de atraso o prefeito Waldeli Rosa, (PR) protocolou na Câmara Municipal de Costa Rica/MS o projeto de lei que reajusta o salário dos servidores municipais propondo 7.8% para o período de janeiro a dezembro de 2013 conforme o projeto, porém o reajuste será efetivado no salário a partir de 1º de abril de 2.013 quando legalmente deveria ter sido em 1º de fevereiro. O índice 7.8% proposto no projeto está longe de corrigir os salários que vão continuar em queda livre, mais defasagem tendo em vista que no ano de 2.013 o reajuste foi de 4% quando a inflação do período conforme o índice medido pela Fundação Getúlio Vargas ficou em 7,78% (março de 2012 a março 2013). De acordo com o projeto a inflação foi calculada no período de janeiro a dezembro quando deveria ser calculado de janeiro até o mês em que o reajuste é efetivado.
Para o vereador Ronivaldo Garcia Cota, (PSDB) o reajuste para corrigir as perdas salariais acumuladas na gestão do prefeito Waldeli precisa ser de 12%.
Alguns servidores procuraram a redação do Hora da Notícia e apresentaram um cálculo levando em conta o número de servidores que demonstra o acumulo de perdas de cerca de R$ 330 mil reais só referente à afronta a legislação em deixar de pagar os salários de acordo com a data base, ou seja no mês de fevereiro.
O projeto encaminhado a Câmara apresenta falhas e falta de dados, mas agora cabe aos vereadores observarem as falhas e apresentarem estudos que comprovem os índices de perdas. Os vereadores comprometidos devem apresentar estudos que minimize as perdas e encaminhe para nos próximos anos fazer a correção total.
O Hora da Notícia procurou o Presidente do SINCOR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Costa Rica) Deoclécio Paes da Silva no último dia 03 e fez alguns questionamentos sobre o reajuste salarial, mas ocupado presidente informou que não poderia atender, somente na próxima quinta-feira (10). O sindicato conta com quase 400 servidores filiados, é descontado em folha 2% como contribuição para o sindicato.
Hora da Notícia
|