O portal de notícias da Rádio Caçula traz novas informações sobre o incêndio supostamente criminoso registrado na madrugada desta segunda-feira (28) pela Polícia Militar de Três Lagoas. Conforme dados oficiais, o sinistro aconteceu na Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho, localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.880, no bairro Santa Rita e felizmente não teve o registro de feridos ou mortos.
Existem fortes indícios que a unidade sofreu um atentado criminoso, devido outras duas escolas – uma estadual e outra municipal – também terem sido incendiadas nos últimos dias em Três Lagoas por pessoas ainda não identificadas.
A reportagem acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros que não puderam evitar que as chamas consumissem toda a escola, exceto duas salas – uma delas de computação - construídas ao lado do pavilhão onde principal, onde estão as salas de aula.
DIRETORA
A diretora Lucia Gonçalves da Rocha concedeu uma entrevista à Rádio Caçula e disse que foi aviusada sobre o incêndio por um vizinho que telefonou para ela.
“Ele me ligou e me avisou sobre o caso e eu vim correndo. Isto não é vandalismo e sim criminoso. Isto vem acontecendo direto. Mais de 504 alunos estão sem aula. Era comum a empresa de segurança SVM ligar pra gente informando que tinha invasores aqui. Estamos em estado de choque e em pânico, Isto aqui é minha vida e agora o que vou fazer na hora que as crianças chegarem aqui pela manhã”, desabafou a diretora.
PROFESSORA
A professora Rosimeire Elis Rosa também falou com a reportagem e informou que um pedaço de sua vida foi destruída. “Um pedaço de mim foi embora. A minha sala estava toda decorada e tínhamos um acervo com mais de 50 gibis e livros. Minha sala não sobrou nada, estou pensando nas crianças. Os vândalos agiram de forma premeditada e que não colocaram fogo na sala de informática por possuir laje, o que dificulta a expansão do fogo”, explicou com tristeza.
ESTUDANTE
A estudante karla Caroline do 5º ano A, disse a reportagem que estuda com a professora Geni Rosa e que neste momento está muito triste com a notícia. “Eu e minha mãe ficamos sabendo ainda na madrugada sobre o fogo e corremos pra cá. Estou com muita pena da professora que gastou dinheiro para enfeitar nossa sala para a copa”, respondeu chorosa a jovem estudante.
SECRETÁRIO MUNICIPAL
O Secretário Municipal de Educação, Mário Grespan Neto esteve no local durante a madrugada e em entrevista à Rádio caçula desabafou: “Eu não tenho nem palavras. Isto é um absurdo, chegar em um local em ver isto em um quadro de destruição. É lamentável, caso de polícia. Espero que os responsáveis venham até aqui e veja o absurdo que nós da secretária e os pais estamos vendo aqui”, triste respondeu o secretário.
AULAS SUSPENSAS
Conforme Mário Grespan, as aulas na escola estão suspensas. A secretária municipal estará recolhendo materiais e documentos que sobraram para devolver aos alunos. “Ainda não temos um segundo plano, fomos pegos de surpresa, não da pra falar mais sobre o assunto”, desabafou Grespan.
O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil. Com este incêndio, Três Lagoas registra nos últimos dias o 3º incêndio criminoso em escolas, sendo em duas municipais e uma estadual