Vereadora Áurea
A semana foi de turbulência na Câmara de Vereadores de Costa Rica/MS depois que o Hora da Notícia começou a divulgar os valores das diárias pagas para os dez parlamentares no ano de 2.014. Os valores são assustadores, têm parlamentar que já embolsou quase 20 mil nesses cinco meses do ano o que caracteriza complemento salarial além de ser uma prática imoral que afronta o contribuinte uma vez que as justificativas para ter o dinheiro são duvidosas.
A vereadora Áurea Rosa, (PSB) esposa do prefeito, demagogicamente tentou se explicar com anos luz de atraso o inexplicável. Logo depois que o Hora da Notícia publicou no último dia 20 de maio os valores altíssimos recebidos em diárias de dois parlamentares ela publicou na sua pagina no Facebook no dia 22 de maio a seguinte nota: “Visando informar a população abaixo informo minhas diárias no ano 2013 foram 6 no valor total de 3.439,89 e no ano de 2014 foi 3 no valor total de 1.819,83”. A pergunta que ficou foi, porque a parlamentar que se diz “transparente” não informou antes de o Hora da Notícia iniciar o trabalho e permaneceu durante um ano e cinco meses muda?
A vereadora ainda deixou que seus correligionários passassem pelo vexame de elogiá-la depois que o Hora da Notícia publicou na Nota da Hora que dez dos onze vereadores “deitam e rolam na gastança com diárias”. Ela mesmo sabendo do valor creditado em sua conta (1.819,83), ou seja, quase três salários mínimos poderia ter evitado a gafe. Aliás, depois ela usou o site costaricaemfoco, mais conhecido como “site chapa branca” para aplicar o “conto do Pinóquio”.
A vereadora é a vice-presidente da Câmara de Vereadores, poderia ter usado as mídias pagas com o dinheiro público que gira em torno de 21 mil reais todos os meses para divulgar os valores que recebeu em diárias. Falta transparência, a parlamentar divulgou os valores, mas não explicou para que utilizou esse dinheiro, se foi representar o parlamento onde, e que beneficio esse dinheiro rendeu para a comunidade? Faltam muitas explicações, falta transparência.
Dona Áurea, como é conhecida a esposa do prefeito Waladeli Rosa, (PR) é considerada uma mulher “rica”, ela declarou a Justiça Eleitoral em 2.012 o valor de R$ 28.818.326,43 referente a 40 propriedades. Será que uma parlamentar com esse valor em patrimônio tem mesmo a necessidade de receber diárias.
Explicações para o Ministério Público Estadual:
As emissoras de rádio de Costa Rica e os sites que recebem da Câmara Municipal prestam que tipo de serviços ou é só bajulação? O presidente Lucas Lazáro Gerolomo, (PSB) e a vice-presidente devem uma explicação convincente para o eleitor e também para o MP (Ministério Público Estadual) que deve instaurar procedimentos para apurar tanto a farra das diárias como a gastança com as mídias apontado pelo Hora da Notícia.
O vereador não embarcou no Bonde das Diárias:
O vereador Ronivaldo Garcia Cota, (PSDB) foi o único que apresentou um balanço da sua atuação parlamentar durante o ano de 2.013 na Câmara Municipal de Costa Rica/MS no dia 20 de janeiro de 2.014 conforme publicado no Hora da Notícia com o titulo: Vereador apresentou balanço da atuação parlamentar, informou ter recebido 16 diárias e a falta a uma sessão. Na época ele informou que foi beneficiado com 16 diárias concedidas pela casa de leis para deslocamentos em favor do Município. De acordo com o parlamentar todas estão devidamente justificadas através de relatórios. Leia: http://migre.me/jlZKq
Transparência negada:
Os outros dez vereadores não apresentaram o balanço dos valores gastos com diárias e ainda fugiram de falar sobre a gastança quando foram questionados pelo Hora da Notícia na época.
Hora da Noticia
|