A Polícia Civil esclareceu nesta sexta-feira (30) o assassinato do pecuarista José Carlos Antunes Lopes, 66 anos conhecido pelos amigos por “Zé Lopes” que teve o corpo encontrado na manhã do último dia 28 em uma estrada municipal próximo de uma lavoura de cana ao lado do Aeroporto Municipal da cidade de Costa Rica/MS. Oito adolescentes com idade entre 14 e 17 anos são acusados de praticar o crime, entre eles duas moças adolescentes de 15 e 17 anos atraíram o pecuarista para a emboscada. Nelcley F.de Lima, 18 anos é o nono envolvido no crime, está preso e com a prisão decretada.
De acordo com o delegado titular Cleverson Alves dos Santos que comandou as investigações o crime foi praticado com requintes de crueldade e monstruosidade pelos jovens que desferiram pauladas e diversas facadas no corpo da vítima depois jogaram gasolina e tocaram fogo com a vítima ainda viva. Eles roubaram o valor de R$ 400,00 em dinheiro e a camionete Ranger que foi encontrada escondida em um matagal próximo da cidade.
Chama atenção que um dos adolescentes envolvidos no crime tem só 14 anos de idade. No depoimento de uma das meninas de acordo com o delegado Cleverson ela disse claramente que o crime teve o objetivo de “se divertirem”, disse ainda que durante a execução todos riam muito. Segundo ainda as informações a frieza dos assassinos é brutal, no dia da prisão estavam jogando uma partida de futebol.
Depois de praticarem o crime oito dos menores foram até a cidade vizinha de Alcinópolis gastar o dinheiro comendo pizza, logo depois seguiram em frente até a cidade de Coxim para dar um “Rolê” (passear, dar uma volta, andar por ai sem preocupação nem compromisso) como dizem os jovens e retornaram para Costa Rica.
Para o delegado Cleverson a sensação de impunidade, a falta de comprometimento e a falta de limites para esses jovens os leva a cometer crimes bárbaros como esse. ”eles saem por ai, uma galera que não tem comprometimento, a família falha com a responsabilidade, não exige, mas dá liberdade”.
Os “menores infratores” como devem ser tratados esses “menores bandidos” por exigência do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) disseram não saber que fim iriam dar para o veículo, mas disseram que venderiam o mesmo. De acordo com o policial eles planejaram a emboscada e a morte do pecuarista.
Os investigadores chegaram aos criminosos depois de analisarem imagens de uma conveniência da cidade onde as duas meninas adolescentes estavam na companhia da vítima. A investigação teve o empenho do delegado Hoffman Davila Candido de Souza e a equipe de investigadores.
O delegado Cleverson informou que encaminhou para a justiça o pedido de internação dos adolescentes que deve ser transferido da delegacia nos próximos cinco dias para uma UNEI (Unidades Educacional de Integração) onde devem cumprir medidas socioeducativas que serão aplicadas pelo juiz. A internação dos menores infratores vai de 45 dias a 3 anos.
O corpo foi sepultado em Campo Grande no último dia 29 no Cemitério Jardim das Palmeiras, localizado próximo a Faculdade UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
Hora da Notícia
|