www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Agropecuária
11/08/2014 - 06:34
A produção de etanol desencadeou o desequilíbrio ambiental e os produtores rurais estão amargando prejuízos incalculáveis
Foto: Hora da Notícia
Hora da Notícia
Animais mortos na propriedade do produtor rural Fabio
Animais mortos na propriedade do produtor rural Fabio
Os pecuaristas da região de Costa Rica/MS estão acumulando prejuízos com o rebanho bovino depois que a usina de álcool da empresa Odebrecht começou a produzir etanol e despejar a vinhaça nas lavouras visando à adubação das terras apareceu a Stomoxys calcitrans, comumente conhecida como “mosca dos estábulos” ou “mosca da vinhaça” que está matando o gado nas propriedades rurais. 
 
A vinhaça é o resíduo da indústria de cana e álcool usado como adubo no canavial junto com a palha da cana se transformam em verdadeiros criadouros da “mosca da vinhaça” que se alimentam do rebanho.
 
O desespero dos produtores rurais com os prejuízos na produção de leite de cerca de 50%, e a morte dos animais atacados pode levar os pecuaristas a desistirem da atividade pecuária. 
 
No último dia 06 o vereador Ronivaldo Garcia Cota, (PSDB), membro da comissão criada na Câmara Municipal para acompanhar e tentar encontrar uma solução rápida reuniu com produtores e advogado.De acordo com o parlamentar ficou acordado que em uma semana a Odebrecht deveria encontrar uma solução para o problema.
 
Ronivaldo informou que vêem acompanhando o desequilíbrio ambiental na região há cerca um ano e meio. Segundo ele existem cerca oito tanques armazenando a vinhaça distribuída nos locais onde há plantio de cana. De acordo com ele há vazamentos nas tubulações que espalha o liquido na palha da cana propiciando o ambiente para a mosca colocar os ovos que dentro de cerca de quatro dias eclodem e se transformar na mosca que ataca os animais.
 
O produtor rural Carlos Alves produzia em média 300 litros de leite por dia, mas de acordo com ele agora está produzindo cerca de 150 litros, “o gado fica aglomerado, não se alimenta, fica fraco, perde peso e as vacas não produzem leite nem mesmo para os bezerros”. Carlos disse estar extremante entristecido com os prejuízos e já pensa em abandonar a atividade. 
 
Laerte Martins Fernandes 39 anos, funcionário da propriedade de Carlos Alves contou que depois que começou a irrigação com a vinhaça nas lavouras de cana o gado começou a sofrer: “está estressado, os bezerros não tem força para se alimentar, e muito triste de ver o animal assim, eles estão sofrendo com esses ataques da mosca da vinhaça, o gado só se alimenta a noite e andam amontoado”. 
 
O criador de gado de corte, Wilson Gonçalves da Silva disse nunca ter presenciado na região o sofrimento do gado dessa forma, “dizem que a mosca não existia na região, agora a situação ficou crítica de um ano pra cá”. Wilson disse que isso pode ser consequência da aplicação do vinhaço em maior quantidade nos canaviais. 
 
Uma saída encontrada pelo pecuarista Fabio Adriano Domingos foi transferir o rebanho para outra propriedade no Município de Figueirão, distante cerca de 60 km. De acordo com ele o local para onde o gado foi levado não está infetado pela praga. Fabio informou ao Hora da Notícia que perdeu 10 bezerros, a sua propriedade está localizada próxima da usina de etanol. 
 
Hora da Notícia 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
Luiz Carlos Billa em 11/08/2014 10:07

Judiação hein gente? Coitados dos animais! A natureza está reclamando!!!

› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS