O rio Sucuriú em Costa Rica está recebendo uma carga enorme de terra nos pontos onde a prefeitura asfaltou as ruas que dão acesso a margem e não fez a contenção necessária para proteger o leito do assoreamento. O Hora da Notícia apurou que o asfalto foi construído no apagar das luzes da administração passada, sem um planejamento que respeite o meio ambiente. As ruas ainda não receberam meio fio, nem a contenção necessária para proteger o rio da enxurrada que leva a terra.
As ruas Juvenal Machado da Silva, Ozório Candido da Silva e José Pereira da Silva receberam o beneficio do asfalto mesmo tendo poucas residências. As duas ultimas a erosão provocada pela chuva já é visível próximo ao rio. Na Rua Ozório o asfalto já começa a ser deteriorado pela enxurrada.
O Hora da Notícia procurou o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Wilson Mateus para relatar o que está acontecendo. O secretário informou não ter conhecimento e prometeu providencias no sentido de resolver o problema.
Já o engenheiro da prefeitura responsável pelas obras de asfaltamento, Renato Barbosa informou que as construções obedeceram ao que estabelece a legislação ambiental, 50 metros antes da margem do rio.
Disse também que a contensão da erosão e da terra para o leito do rio depende da construção de galerias de água que serão construídas nos próximos dias. Segundo ele a construção do meio fio e galerias depende da Secretária de obras, “os funcionários estavam em férias”, disse. Veja mais fotos na Imagem do dia: http://www.horadanoticia.com.br/fotos.php?ima_id=17 Hora Notícia
|