Desde que os últimos votos confirmaram a reeleição de Dilma Rousseff (PT), as apostas sobre quem seria o mais provável substituto de Guido Mantega no Ministério da Fazenda aumentaram.
Nas primeiras entrevistas que concedeu após a vitória, Dilma, contudo, se recusou a comentar possíveis nomes. “No tempo exato, darei nome e perfil”, disse em entrevista à TV Record ontem à noite.
A presidente, contudo, afirmou que pretende aumentar a interlocução com o mercado – fala que deu pano para manga para quem especula que um executivo porte de Luiz Carlos Trabuco ou Rossano Maranhão assuma o cargo.
Por enquanto, o que se tem são apenas especulações. A única certeza por ora é que quem assumir o posto terá o desafio de fazer o crescimento econômico voltar aos eixos - e isso dependerá de alguns remédios amargos.
Luiz Carlos Trabuco Cappi Com 18 anos de idade, o então office-boy Luiz Carlos Trabuco Cappi começou a trabalhar no Bradesco. Aproveitando as chances da política de prata da casa do banco, em 1984, ele já era diretor.
Chegou a presidente em 2009. Aos 63 anos, ele deve deixar a casa em breve. O estatuto da empresa define que o presidente deve ter no máximo 65 anos de idade. É sociólogo formado de Universidade de São Paulo. Seria um nome forte, segundo coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
Nelson BarbosaProfessor da Escola de Economia de São Paulo (FGV-EESP), Nelson Barbosa é Ph.D em Economia pela New School for Social Research (Nova Iorque, EUA).
Foi secretário executivo do Ministério da Fazenda, de 2011 a 2013 – de onde teria saído por divergências. Antes disso, foi Secretário de Acompanhamento Econômico (2007-08) e Secretário de Política Econômica (2008-10), no Ministério da Fazenda. Além de presidente do Conselho do Banco do Brasil, entre 2009 e 2013.
Segundo O Globo e VEJA.com, o economista já estaria se articulando para chegar ao cargo.
Rossano Maranhão Pinto Executivo do Banco Safra, Maranhão já foi presidente do Banco do Brasil entre 2004 e 2006. É master of Science in Economics pela University of Illinois e mestre em Economia Política pela Universidade de Brasília. O nome dele foi citado por Folha de S. Paulo.
Aloysio Mercadante O atual ministro da Casa Civil de Dilma também é um nome forte na lista de prováveis substitutos para Mantega, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
Mercadante tem mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Já foi deputado federal, senador, ministro da ciência e tecnologia, ministro da Educação e chefe da Casa Civil.
Se ele não for escolhido, provavelmente terá influência na definição do novo ministro da Fazenda.
|