www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
28/01/2009 - 09:15
Comarca de Costa Rica tem cerca de 55% dos processos cadastrados
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação
Valdeci Ferreira de Freitas e o Advogado Nivaldo Nogueira
Valdeci Ferreira de Freitas e o Advogado Nivaldo Nogueira
Em outubro de 2006, quando o novo prédio do Fórum da Comarca de Costa Rica foi inaugurado, e onde foi instalado o sistema SAJ-PG5, a comarca estava com 17.843 processos não cadastrados, dentre os processos ativos em andamento e os arquivados. Atualmente, a comarca conta com 5.361 processos ativos e, aproximadamente, 14.000 processos arquivados, representando 19.361 no total.

Até a última semana, dos processos que existiam em 2006, já foram cadastrados 10.742 mil, faltando 7.101 mil para serem cadastrados. Destes, 5.899 mil pertencem ao Juizado Especial Adjunto e 1.758 mil pertencem à 2ª Vara. A 1ª Vara está realizando o cadastramento dos volumes arquivados antes da instalação da 2ª Vara na comarca, que são anteriores à informatização das comarcas e ainda são controlados pelo sistema de fichas manuais.

A iniciativa, além de atender a uma determinação da Corregedoria do Tribunal de Justiça, facilita a busca pelos processos por meio do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), disponível no Portal do TJ. “O cadastro dos processos arquivados é salutar para agilizar a busca e localização dos processos arquivados, com objetivo de um maior controle de seu estoque e para facilitar o trabalho dos servidores. Ao mesmo tempo, garante o atendimento mais célere dos requerimentos de desarquivamento, de modo que contribui para uma prestação jurisdicional mais efetiva ao jurisdicionado”, ressalta o Juiz Diretor do Foro, Dr. Marcel Henry Batista de Arruda.

O magistrado ressalta que, para atender a esta atividade extraordinária, buscou-se não estender a jornada de trabalho dos servidores. Na 1ª Vara experimentou-se, com sucesso, reservar as quintas e sextas-feiras apenas para realização dos cadastros, no horário normal da jornada do servidor. Além disso, “é importante esclarecer que o atendimento aos jurisdicionados e advogados ocorreu normalmente de segunda a sexta-feira, assim como os casos e medidas processuais urgentes foram normalmente atendidos nas quintas e sextas-feiras”, explica o juiz.

A agente técnica de informática da comarca, Bárbara Eliza, diz que não é um trabalho fácil, pois é preciso conciliar a atividade normal com o cadastramento extra. “Mesmo aqueles que não cadastram, estão participando com empenho para colaborar com a iniciativa”, explica Bárbara. Além dos servidores dos cartórios, os agentes de apoio, a secretária do Fórum e os operadores judiciários também estão colaborando para efetivar a missão de finalizar o cadastramento.

A previsão inicial era de concluir o cadastramento no final de 2008, o que só não foi possível, devido ao grande volume de trabalho existente nos cartórios. De acordo com os servidores, a pretensão é de que a conclusão do cadastramento seja feita até junho de 2009.

    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS