www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
12/01/2015 - 15:24
Sistema agropastoril evita abertura de novas áreas e será destaque no Showtec 2015
Assessoria de Imprensa
Reformar pastos em degradação, concentrar animais de alto potencial genético em uma pastagem de qualidade e evitar possíveis prejuízos aos produtores de grãos causados por pragas e pelo clima de Mato Grosso do Sul são objetivos do consórcio agricultura-pecuária, sistema agropastoril, tema que receberá destaque pelo terceiro ano consecutivo no Showtec, feira de tecnologia voltada para o produtor rural que acontece anualmente em Maracaju. O evento que ocorrerá entre 21 e 23 de janeiro, inclui a pecuária em sua programação desde 2013, expondo animais do município de Figueirão, que respondem positivamente à integração com a agricultura.
 
Segundo a Fundação MS, entidade realizadora da 19ª edição do Showtec, é possível aumentar tanto a produção de proteína no Estado quanto a rentabilidade do agricultor, dispensando a criação de novas áreas. “Em Figueirão temos o exemplo nítido de gado com alta rentabilidade e de qualidade, que chega a atingir peso de abate ainda enquanto bezerro”, afirma o pesquisador da Fundação MS e coordenador da unidade de pesquisa de Figueirão, Alex Marcel Melotto. “Com a inserção da agricultura naquela região, nos próximos anos os resultados serão ainda superiores, diversificando a fonte de renda do produtor e oferecendo maior qualidade ao solo trabalhado”, destaca.
 
O pecuarista de Figueirão, Rubinho Catenacci, foi o primeiro a expor tecnologia pecuária no Showtec e retornará na edição de 2015 apresentando resultados efetivos da integração que desenvolve na Fazenda 3R. “A produção de silagem na fazenda pagou a conta de todo o processo. O sistema integrado que já fizemos com milho e sorgo em consórcio com o capim, além de favorecer a reforma da pastagem, produziu parte da alimentação do gado, mostrando a viabilidade o cultivo de grãos onde a dedicação era voltada apenas à pecuária”, pontua.
 
De acordo com Catenacci além do retorno econômico a integração também tem reflexo sustentável. “Não temos mais como abrir novas áreas de pastagem, temos que melhorar as que já temos disponíveis. O produtor rural só se desenvolverá quando entender que não tem que diminuir as despesas e sim, aumentar a receita, colocando a pecuária e a agricultura para caminharem juntas”, enfatiza ao ressaltar que a experiencia do consórcio em Figueirão corrigiu a fertilidade do solo, deixando-o mais produtivo.
 
Para o presidente da Fundação MS, Luís Alberto Moraes Novaes, tanto a pecuária precisa da agricultura, quanto a agricultura precisa da pecuária. “Apresentaremos mais claramente o motivo dessa integração durante o Showtec, mas adianto que o agricultor que produz apenas de soja, está enfrentando uma série de problemas pela falta de rotacão de culturas. E ai entra a oportunidade de renda com a pecuária, após a colheita da soja e instalada as forrageiras. Torna-se um casamento perfeito”. Novaes também defende o sistema agropastoril como forma de desenvolvimento sustentável. “É necessário verticalizar e incluir tecnologia, para que os animais de maior qualidade possam mostrar efetivamente seu potencial genético”.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS