Um servidor público estadual foi flagrado, na última terça-feira (3) pela manhã (horário comercial), fazendo mudança particular com uma camionete oficial. O fato, que foi registrado por leitores do Jornal Midiamax, ocorreu no condomínio de luxo Varandas Bela Vista, localizado na Rua Nova Era, esquina com Joaquim Murtinho. Por conta do valor do imóvel, cerca de R$ 500 mil, há a desconfiança de que o dono do apartamento seja um funcionário do alto escalão do governo.
Para fazer a mudança, foi usada uma camionete Mitsubishi L-200, branca, cujas placas são NRZ-4039. Tal veículo pertence à Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), que, por sua vez, é vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura.
De acordo com testemunhas, na carroceria da L-200 havia móveis e eletrodomésticos de primeira linha, tais como uma geladeira duplex (último modelo); uma máquina de lavar roupas com estilo americano, além de sofá e colchão.
De acordo com um leitor, que preferiu não ser identificado, o dono dos móveis tem condições financeiras para pagar um frete, não precisando usar um carro oficial. “Fico indignado com isso, usam o dinheiro do povo. Cada dia vemos mais escândalos na mídia. Esse sujeito é da alta sociedade, pois o apartamento é caro e os móveis são de primeira linha”, esbraveja.
Outro leitor, que também presenciou o fato e não quis se identificar, revelou que o carro sempre está estacionado em frente do prédio. “Acredito que seja um secretário estadual ou um servidor do alto escalão do governo, pois o local é luxuoso. Está tudo errado, esses carros devem somente em serviço”, reclama.
O leitor que tirou as fotos afirmou que havia duas pessoas fazendo a mudança. Um motorista e um ajudante. “Com certeza nem o motorista nem o ajudante não moram ali. Eles foram mandados por alguém”, ressalta.
O outro lado
Por sua vez, a Secretaria Estadual de Infraestrutura acentuou que está apurando o caso a fim de saber o que realmente aconteceu. O gabinete da secretaria prometeu penalizar os envolvidos, caso sejam comprovadas as irregularidades.
Penalidades
De acordo com o artigo 9º, inciso IV, da Lei de Improbidade Administrativa (8429-92) o servidor público que utilizar material público (carros, por exemplo), bem como o trabalho de outros servidores em atividades particulares, deverá serenquadrado como enriquecimento ilícito.
Desta forma, o autor poderá: perder os bens adquiridos ilicitamente; ressarcir integralmente o dano; perder a função pública; ter seus direitos políticos suspensos por até 10 anos; e pagar uma multa civil estimada em até 3 vezes o valor do acréscimo patrimonial.
Características do imóvel
A reportagem fez uma pesquisa que constatou que, além de custar meio milhão de reais, o condomínio oferece sacada com churrasqueira; salão de festas; piscina; piscina infantil; três quartos, sendo uma suíte; e quadra de esportes.
|