O prefeito de Coxim, Aluizio São José foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (COINTA). A eleição foi realizada na manhã desta sexta-feira (06), na sede do Consórcio.
Antes da eleição foi realizada prestação de contas das ações institucionais e financeiras do COINTA, durante o mandato do prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim. Depois de eleito, Aluizio São José abriu espaço para discussão com os demais prefeitos para a indicação do nome do vice-presidente da instituição. Também por unanimidade o nome de Marcelo Pimentel Duailibi, prefeito de Camapuã, foi escolhido.
COINTA - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Taquari é o primeiro consórcio intermunicipal do estado de Mato Grosso do Sul, criado em 4 de junho de 1997, direcionado para a gestão compartilhada e integrada por bacia hidrográfica na busca de um modelo de desenvolvimento sustentável para a região.
É formado pela associação de nove municípios da Bacia do Taquari: Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde, São Gabriel d´Oeste e Sonora.
Desde sua etapa preparatória para criação, conta com forte tendência para estabelecer o planejamento participativo contando com um grupo de trabalho formado por técnicos dos municípios consorciados, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente/MS, Instituições de Pesquisa e Extensão e Universidades que integram sua plenária de entidades.
São prioridades para atuação do COINTA: Promover a integração e o desenvolvimento sustentável dos municípios que compõem a unidade territorial da Bacia Hidrográfica do Taquari, com o desenvolvimento de ações integradas entre os municípios, organismos federais, estaduais, instituições nacionais, internacionais e organizações não governamentais, além de incentivar e fortalecer a organização civil na bacia através de associações, cooperativas, conselhos municipais e fóruns técnicos. Apoiar a elaboração de planos, programas e projetos de desenvolvimento regional, de acordo com suas diretrizes básicas.
“Vamos trabalhar para que o COINTA cumpra sua missão, que é tornar a bacia hidrográfica, um modelo de desenvolvimento sustentável para a região”, finalizou o presidente Aluizio.
|