Com a chegada do carnaval, a maioria das pessoas já se prepara para viagens, aproveitar a folia em blocos de rua, escolas de samba. Mas para um grupo de pessoas o sentido de folia nesta época é bem diferente.
Em vez da aglomeração e das famosas marchinhas de carnaval, estes jovens preferem passar de 2 a 3 dias em retiros fazendo orações e, louvando a Deus com músicas bem diferentes das conhecidas pelos apaixonados pela festa carnavalesca.
Os católicos possuem sua própria forma de ‘pular o carnaval’, com retiros para as pessoas que vão em busca de Deus e de paz, como diz o coordenador Diocesano da Carismática, Vandro Abel “O carnaval é tempo de festa e alegria, e para estas pessoas tem o mesmo, mas de forma diferente a de estar com Deus, ouvindo as palavras do senhor em uma convivência fraterna”, explica Vandro.
O jovem José Carlos, de 24 anos participa desde 2007 do retiro organizado pela igreja católica carismática e diz que fica longe de confusões, brigas que sempre acontecem nesta época do ano “Queria algo saudável e buscar espiritualidade, e as amizades que encontramos nos retiros estão atrás dos mesmos ideais”, explica José Carlos.
No retiro organizado pelos católicos em média mil pessoas participam do encontro que dura 4 dias, com orações, músicas de louvor e confraternização.
Para os evangélicos a ‘folia’ também tem outro sentido, é o momento de buscar Deus, de renovar a fé. O coordenador do retiro da igreja evangélica Peniel, Pablo Henrique de Souza Santos, de 24 anos fala dessa busca da fé nestes dias em que grande parte das pessoas estão envolvidas, com a ingestão exagerada de álcool, às vezes até de drogas “Levamos para o lado espiritual a festividade do carnaval, buscando na graça de Deus, para liberar tudo aquilo que está fazendo perder a fé”, afirma o coordenador.
Cerca de 150 pessoas devem participar desse encontro pela igreja, que vai durar os 4 dias de folia, com o tema “Santidade ao Senhor” Pablo ressalta a importância de encontrar paz e fé neste momento.
|