Policiais Militares Ambientais de Costa Rica (MS) foram chamados hoje pela Polícia Civil da cidade para averiguar uma carga de agrotóxicos, que estava sendo transportada sem autorização ambiental. Em um caminhão Mercedes Benz baú eram transportados 4.000 litros de agrotóxicos, sendo 2.000 litros da marca SIPTRAN 500 SC e 2.000 litros de marca CONNECT SC 112,5, conforme nota fiscal de saída da empresa de São Gabriel do Oeste (MS), com destino a filial na cidade de Alto Taquari (MT).
Os produtos eram autorizados no Brasil, mas não havia licença ambiental para o transporte, embora fosse altamente perigoso ao meio ambiente. Não havia no veículo as identificações com relação a todos os símbolos para transporte de produtos perigosos e sinalizações, conforme as normas técnicas e a legislação ambiental.
A PMA confeccionou um auto de infração administrativo contra a empresa infratora e arbitrou multa de R$ 8.000,00, conforme o Decreto 6.514/2008. O material e o veículo permanecem apreendidos na delegacia de Polícia Civil de Costa Rica e os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 que prevê pena de um a quatro anos de reclusão
|