Ex prefeito Getúlio
O prefeito cassado do Município de Figueirão/MS, Getúlio Furtado Barbosa, (PMDB) não deve reassumir o cargo depois de ter sido absolvido pelo TSE (Tribuna Superior Eleitoral). O promotor de justiça da comarca de Costa Rica/MS, George Cassio Tiosso Abbud manifestou contra a recondução de Getulio ao cargo de prefeito apontando que ele foi condenado em 2012 em outro processo por ato de improbidade administrativa.
Getulio encaminhou pedido para o juiz eleitoral da comarca de Costa Rica/MS, Marcus Abreu de Magalhães no último dia 11 de março para que o magistrado cumpra a decisão do TSE que reformou no mês de fevereiro a sentença do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) permitindo que ele reassuma o cargo de prefeito de Figueirão.
O pedido foi encaminhado pelo juiz na última sexta-feira 13 para o promotor de justiça, George Cassio emitir parecer sobre o pedido. O promotor tomou ciência do acórdão do TSE com relação ao recurso que Getúlio teve a sentença reformada.
O promotor deu parecer contrário ao pedido, segundo o parecer Getúlio tem condenação definitiva com transito em julgado por ato de improbidade administrativa, perda das funções públicas e suspensão dos direitos políticos por seis anos em outro processo, o que impede ele de reassumir o cargo.
Chefe do Cartório Eleitoral de Costa Rica, Ozair Maia Ribeiro informou ao Hora da Notícia que o magistrado deve manifestar sobre o pedido a qualquer momento. De acordo com as informações a previsão é que o ex-prefeito Getulio reassumiria o cargo está semana.
|