Prefeito Rogério Rosalin
O vice-prefeito eleito empossado em 2013, Rogério Rosalin, (PR) tomou posse no cargo de prefeito às 19 horas desta segunda-fera (23) na Câmara de Vereadores de Figueirão/MS. O presidente da Câmara Antônio Azevedo Nabhan, (PSD) abriu a sessão e fez a leitura da sentença do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e cumpriu a determinação do juiz eleitoral da comarca de Costa Rica/MS, Marcus Abreu de Magalhães que indeferiu o retorno do ex-prefeito Getúlio Furtado ao cargo de prefeito no último dia 17 de março.
O prefeito concedeu entrevista coletiva para os veículos de comunicação. Ele afirmou que se sente preparado para o desafio de administrar o Município. Adiantou que deve deixar o PR e filiar no partido do governador Reinaldo Azambuja, o PSDB.
Ele destacou que irá fazer um “raio-X” na administração para detectar onde está sendo gasto cerca de um milhão e meio de reais referente à arrecadação do Município. O prefeito disse ainda que sua primeira ação será rever contratos e a folha de pagamento. O segundo passo será conhecer a administração para identificar os colaboradores nas suas respectivas pastas, “quero saber o que faz e quanto ganham, vou fazer um raio-X na prefeitura do Figueirão”, afirmou Rogério.
Ele adiantou que a equipe está praticamente montada, “mas só posso divulgar o nome dos secretários de administração Sr. Kennedy que foi secretário do ex-prefeito Ildo e da secretária de saúde Baiana (dona Altair Pereira esposa do Vereador Edgar)”. A chefe de gabinete, Marinalva continuará no cargo, “a equipe de primeiro escalão será toda indicada por mim”.
O prefeito respondeu a pergunta do Hora da Notícia informando que há intenção de nomear vereadores em cargos na prefeitura, porém ressaltou que precisa ter a maioria da Câmara, “é um pouco contra o meu estilo de administrar, mas vou precisar de sustentabilidade na Câmara, eu não quero fazer politicagem”. Ele ressaltou que vêem da iniciativa privada.
Rogério disse que não irá manter nenhum secretário no cargo. Segundo ele o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente vira de fora, é Gilmar Siqueira Miranda, “ele tem ótimo relacionamento no estado. O prefeito adiantou que a atual secretária, Marciana será uma parceira, “vou contar com ela no projeto de inseminação de gado leiteiro”, afirmou.
O prefeito afirmou que o caminho para a geração de empregos é priorizar o agronegócio, “seja no gado, na produção de leite, hortifrutigranjeiro e priorizar o homem no campo”. De acordo com ele não pode prometer a instalação de uma indústria no Município, “não temos energia adequada”, mas vamos buscar parcerias com as empresas locais como a Pinus e a Fazenda 3R.
Ele estuda transformar o hospital em uma Fundação, “vamos usar o exemplo de cidades como Costa Rica para viabilizar melhorar a gestão e evitar desperdício”.
As estradas municipais estão em péssimas condições, segundo o prefeito faltou planejamento para realizar os reparos, “vou dar trafego e fluxo nos mais de mil quilômetros, vou tentar viabilizar com o governador mais duas máquinas patrol para realizar a manutenção”.
O prefeito afirmou ainda ser apaixonado por informática e irá inovar no jeito de administrar. Segundo ele o segredo é equipe, “tenho uma equipe muito bem capacitada e eficiente, “montaremos uma programação para alinhar o que foi feito, o que ficou pendente”. De acordo com ele vai criar um mecanismo para controlar o secretariado, “ainda estou pensando como vou fazer, mas eles terão metas que se não forem atingidas serão cortados da equipe”.
Getúlio:
Rogério fez meia culpa quando se referiu ao ex-prefeito Getúlio Furtado Barbosa, (PMDB). Questionado se ele terá espaço na sua administração afirmou: “nos tivemos alguns desentendimentos, o que se faz aqui, se paga aqui, tenho a sensação que errei com ele, mas não tenho nada contra ele, sei que o mandato é dele, é nosso, mas sinto que tenho que prestigiar ele, principalmente no comércio”.
|