O “III Fórum Costa Rica sem Drogas” foi realizado na nas dependências da Igreja Presbiteriana Independente de Costa Rica/MS no última sexta-feira, (29) e contou a presença de dois palestrantes ilustres, o promotor de justiça da Infância, Adolescência e Juventude de Campo Grande, Sérgio Harfouche e a doutora e escritora, Aloma Ribeiro Felizardo. Os dois proferiram palestra.
Para o idealizador do projeto, o professor universitário e delegado de polícia civil, Cleverson Alves Santos o enfrentamento as drogas é uma necessidade. De acordo com ele as ocorrências envolvendo menores infratores diminuíram em 70% desde a implantação do projeto. O professor ressaltou que há quatro anos o projeto foi iniciado e a cada dia vem ganhando mais força, “Costa Rica está no caminho certo”, afirmou.
O promotor Sérgio Harfouche destacou que é preciso da parceira do poder executivo, “sem essa ajuda não se faz políticas públicas”, afirmou. Ele disse ainda que no combate as droga é preciso à participação efetiva dos conselhos municipais, mas ressaltou, “os conselhos por si só não funcionam, precisam de bons exemplos, de coração, de políticas preventivas, de saúde, educação, de reinserção social e tratamento como forma de redução de danos”.
Já a palestrante Aloma Ribeiro destacou a importância no combate às drogas e a valorização dos jovens, “eles são a riqueza desta cidade”. Assim como o promotor, ela voltou a frisar sobre a importância da atuação efetiva dos conselhos municipais.
O anfitrião do evento, o pastor, Osmar Gomes da Igreja Presbiteriana Independente destacou a importância do III Fórum: “é importante ter a sociedade unida por uma causa justa”.
“Eu acredito no trabalho preventivo”, disse o juiz da comarca, Walter Artur Alge Netto. Ele cumprimentou a sociedade civil organiza e afirmou: “faço votos que esse projeto continue em Costa Rica”.
O coordenador do Rotary Clube, Lúcidio de Arruda observou que o fórum registra um processo de busca, “nos precisamos fazer uma reflexões em que todos engajem neste trabalho de aprofundamento, discussão e buscas de consenso numa questão complexa e atual como o das drogas”.
O prefeito, Waldeli Rosa, (PR) se comprometeu em buscar a efetivação das políticas públicas no âmbito estadual, nacional e municipal visando o combate às drogas.
A presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) recém empossada no cargo, Dulcinéia Rosa de Almeida afirmou que o conselho será atuante, “para que Costa Rica seja rica de amor e paz”.
O evento contou com a presença de professores, alunos, servidores públicos municipais, vereadores, profissionais da área de saúde e a população. O presidente do CONSEG (Conselho Municipal de Segurança) José Alcides Simplício participou do evento.
|