Os vereadores condecoraram no último dia (29) às 16 horas com “Títulos de Cidadão Costarriquense”, Francisco das Chagas Lima Filho, desembargador presidente do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul) da 24ª Região. O presidente da Câmara Municipal, vereador José Augusto Maia Vasconcellos, (DEM) instalou uma sessão solene para homenagear o desembargador.
O juiz afirmou que estava emocionado com a honraria, agradeceu e disse; “sem dúvida essa homenagem enriquece ainda mais minha vida”. Ele destacou que no tribunal se orgulha muito de ter facilitado o acesso à justiça, em especial as pessoas menos favorecidas, “esterno minha gratidão aos membros desta casa de leis, esta homenagem ficará gravada no meu coração”, concluiu.
O prefeito Waldeli Rosa, (PR) participou da solenidade e destacou a parceria firmada entre a administração municipal que permitiu a implantação do posto avançado da vara do trabalho em Costa Rica no último dia 28 de fevereiro de 2014 que está proporcionando o atendimento aos litígios relacionados aos direitos trabalhistas. O prefeito informou ainda que as audiências são realizadas “em caráter itinerante”.
O Posto avançado está ligado à vara do trabalho que funciona na cidade de Cassilândia/MS, distante cerca de 160 km de Costa Rica. O juiz titular é Marcelino Gonçalves, ele acompanhou a sessão.
O presidente da Casa de leis, Maia agradeceu o homenageado e o enalteceu pelos serviços prestados à sociedade de Costa Rica.
O presidente da OAB/MS subsecção de Costa Rica/MS, Marcio Ricardo Gardiano Rodrigues participou do evento, assim como advogados militantes na comarca.
Carreira profissional:
Francisco Lima Filho nasceu no Piauí, formou-se em Brasília, passou em concurso público em 1989, e iniciou carreira na magistratura em 1990 quando chegou a Campo Grande para exercer o cargo de juiz substituto. Promovido em 91, foi para Dourados, passou por Três Lagoas e em 2009 passou a desembargador tendo ocupado os cargos de diretor da Escola Judicial e nos últimos dois anos ocupou o cargo de vice-presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). O desembargador também é professor licenciado do quadro permanente da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) e da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), onde ministrava aulas de pós-graduação.
|