Enquanto o Prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, concluía a explanação sobre o projeto ‘Produzir mais’ que tem como metas a ampliação da produtividade nas pequenas propriedades, principalmente dos agricultores familiares, o produtor Valdenir e sua esposa Cristina, comentavam sobre a importância deste tipo de olhar para quem produz no município.
Segundo comentou Valdenir, oferecer conhecimento e dar condições para o que o produtor possa melhorar seus números, estimula-os a pensar em ampliar o trabalho.
A garantia de comercialização dos produtos, estudada pela prefeitura para ser feita através da aquisição para atender creches, escola, hospital e outros órgãos ligados a administração, é outro item que faz o produtor se sentir incentivado. Segundo Cristina, a valorização do produtor, que acontece em Figueirão através deste simpósio e ainda do projeto que o Prefeito lançou durante o evento, faz com que as expectativas sobre a atividade rural sejam positivas mesmo em tempos em que tanto se fala em crise no País. Para ela, o trabalho em parceria possibilita ganhos para todos. “Eles nos ajudam, nós produzimos e atendemos as escolas, as creches e o dinheiro gira na cidade, diferente de quando eles [Prefeitura] compram mercadoria produzida fora daqui”. Completa.
Para garantir a comercialização a Prefeitura está levantando o consumo de cada estrutura para garantir que o abastecimento de pelo menos 60% desses seja feito com produtos produzidos pelos produtores locais.
O projeto ‘Produzir mais’ que será colocado em pratica tendo o Governo do Estado como principal parceiro, pretende oferecer suporte para melhoramento genético e serviços de patrulha mecanizada. Ainda para atender esse projeto, a Prefeitura está realizando um trabalho voltado para a redução dos custos de frete para melhoramento da logística.
|