www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
22/06/2015 - 09:31
Diabéticos têm mais chance de desenvolver gengivite e periodontite
Silmar Batista
Uma doença que afeta toda a defesa do organismo, principalmente o sistema circulatório, dificultando a reparação dos tecidos ósseos e moles. Essa é a diabetes, mal que afeta 380 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 14 milhões de brasileiros. O assunto ganha destaque porque no próximo dia 27 de junho* se comemora o Dia Internacional do Diabético.
 
A manifestação da diabetes está associada à elevação do nível de glicose no sangue, (hiperglicemia). Isso acontece quando o organismo – em especial o pâncreas – não consegue absorver a quantidade de açúcar produzida pelo corpo através dos alimentos.
 
Por conta de suas características, é também uma das principais responsáveis pelos casos de gengivite - um estágio inicial de doença gengival - e periodontite, doença gengival avançada com perdas ósseas. Ambas interferem no controle do índice glicêmico devido a presença transitória de bactérias no sangue.
 
“No primeiro caso, basta observar se a gengiva está muito vermelha, dolorida, inchada e com sangramento. Se isso estiver associado à retração gengival, amolecimento e perda de dentes, e a sensibilidade próxima à raiz, o quadro pode ter evoluido para uma periodontite”, explica o Dr. José Henrique de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do INPAO Dental, operadora especialista em odontologia.
 
Segundo ele, o paciente que apresentar essas condições precisa procurar um médico para avaliar se existe a possibilidade dele ter desenvolvimento uma diabetes. “Um cirurgião-dentista tem condições de avaliar se essas manifestações bucais tem relação com a doença, mas é sempre melhor ouvir a opinião de um especialista”, alerta.
 
Outros sintomas que podem facilitar essa identificação são a boca seca, o mau hálito, a tendência à hemorragia bucal e o insucesso na colocação de implantes. Para se prevenir contra essas manifestações bucais é necessário visitar periodicamente um cirurgião-dentista, melhorar urgentemente a higiene oral e fazer alimentações balanceadas.
 
Vale lembrar ainda que pessoas com diabetes ou pré-diabetes têm maior risco de apresentar doenças cardíacas, como derrame e outras condições vasculares associadas.
 
 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS