O 19° Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa Rica está realizando a “Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio”, às festividades alusivas a data iniciaram na última quarta-feira (24) e segue com a programação até o próximo sábado, 04 de julho conforme informou o comandante da unidade, tenente Neraldo Conceição. No dia 02, data da criação da corporação militar aconteceu a tradicional “Alvorada Festiva” pela manhã em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro. A instituição completou 159 de serviços prestados para a comunidade.
As viaturas da corporação saíram da sede do Batalhão, localizado na rua Josina Garcia de Melo no bairro Sonho Meu III com sirenes e sinais luminosos ligados, percorreram as principais ruas e avenidas da cidade, em vários pontos do desfile a população aplaudiu os militares que estão prestando serviços na cidade há sete meses.
Por volta das 17 horas da última quarta-feira aconteceu uma demonstração operacional técnica realizada pelo grupamento com a presença de 11 militares para demonstrar o trabalho da equipe diante de uma situação real de combate a incêndio em veículos. Um carro sinistrado foi usado para a demonstração que aconteceu no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa. O comandante Neraldo Conceição informou ao Hora da Notícia que a simulação saiu de acordo com o planejado.
Ele informou ainda que os militares realizaram diversas palestras educativas em escolas e na Associação Comercial informando sobre as vistorias obrigatórias no comercio local.
O bombeiro militar, Tolentino coordenou o trabalho de simulação. Ele informou que a equipe levou cerca de cinco minutos para chegar ao local da simulação. De acordo com ele quanto à base recebe o chamado via telefone e feita uma triagem para identificar a ocorrência e os equipamentos que devem ser levados pela equipe, de acordo com ele há vários procedimentos a ser feitos no quartel antes do deslocamento.
A jovem Daniela Bueno participou da simulação e disse ter vivido uma experiência emocionante, “os bombeiros estão de parabéns pelo dia do Bombeiro, eles fazem um belo trabalho”, afirmou.
“É uma sensação de pavor”, afirmou uma senhora que assistiu a demonstração no local, “é muito triste ver o fogo destruindo o bem, mas os bombeiros foram rápidos eles são preparados”, concluiu.
De acordo com informações fornecidas pelo comando são atendidas uma média de quatro a sete ocorrências todos os dias na área de atuação do grupamento. A corporação permanece de plantão durante as 24 horas para prestar socorro a vítimas de incêndios, acidentes, afogamentos assim como o trabalho social que os homens do fogo realizam no dia a dia.
|