Animais sendo atacados pela mosca Stomoxys calcitrans
Mais um B.O (Boletim de Ocorrência) foi registrado no último dia 03 de julho contra a Empresa Odebrecht Agroindustrial responsável pela Usina que produz o Etanol no processamento de moagem da cana-de-açúcar em Costa Rica/MS. O fazendeiro Antonio Jesus Carrijo, 54 anos relatou no B.O que os animais da Fazenda “Aroeira, Áreas” assim como outras vem sendo atacados pela mosca Stomoxys calcitrans conhecida como “mosca dos estábulos” ou “mosca da vinhaça” acerca de três anos.
De acordo com o relato a mosca ataca animais bovinos, suínos, cachorros e todos os animais da fazenda, de forma que os animais bovinos não pastam direito, causando prejuízo ao produtor rural, uma vez que ele vem tentando combater o inseto através de diversos produtos veterinários, porém até o momento não encontrou nenhum produto que extermine a mosca.
O produtor assim como os demais que registram B.O afirmam que a mosca se prolifera em virtude do derramamento da vinhaça pela empresa na palha da cana nas lavouras, Segundo Antonio Carrijo no ano passado em razão dos prejuízos foi realizado uma reunião com representes da Usina, os quais se comprometeram a tentar controlar a proliferação da mosca, porém até o hoje nada foi feito. O pecuarista alerta ainda que além dos transtornos ele já teve prejuízos com a morte de animais.
A vítima pediu providências ao delegado de polícia titular de Costa Rica, Cleverson Alves Santos para que apure as responsabilidades devido aos prejuízos acarretados.
Mai de 20 Boletins de Ocorrência já foram registrados nos últimos dias tendo como causa “difusão de doença ou praga”.
|