www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
14/07/2015 - 06:25
Governador sancionou reajuste de professores e nomeou servidores
Foto: Valdenir Rezende
Correio do Estado
O Governador Reinaldo Azambuja se reuniu com representantes e o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de MS (Fetems), Roberto Botareli, na tarde desta segunda-feira (13), na governadoria e, após analisar os projetos de lei que tratam sobre as reivindicações dos trabalhadores em educação, o governador sancionou as leis que dispõem sobre o reajuste salarial, a jornada de trabalho dos professores e a lei que define a eleição dos diretores das escolas estaduais.
 
Na oportunidade o governador assinou o decreto que nomeia 81 servidores administrativos nos municípios de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Itaquiraí, Ladário, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Verde e Três Lagoas, para os cargos de agente de limpeza, agente de merenda, técnico de biblioteca e assistente de atividades educacionais.
 
JORNADA DE TRABALHO
 
A jornada de trabalho muda de ¼ para 1/3, para os professores em efetivo exercício de sala de aula.
 
PISO SALARIAL
 
O piso salarial dos profissionais do magistério, serão reajustados até 2021, da seguinte forma:
 
janeiro 2015: 69,42%
outubro 2015: 73,79%
outubro 2016: 78,16%
outubro 2017: 82,53%
outubro 2018: 86,90%
outubro 2019: 91,97%
outubro 2020: 95,64%
outubro 2021: 100%
 
ELEIÇÃO DE DIRETORES
 
A novidade é que a eleição para os diretores das escolas estaduais terá algumas regras como: mandado de 3 anos, sendo permitida apenas 1 reeleição para quaisquer dessas funções, por meio de voto secreto e direto, distribuídos em cada unidade escolar: 50% de servidores efetivos das carreiras Profissional de Educação Básica e Apoio à Educação Básica; 50% de pais ou representantes legais dos alunos menores de 18 anos e de alunos matriculados a partir do oitavo ano de ensino fundamental na unidade escolar.
 
Poderão concorrer ao mandato de diretor e diretor- adjunto os servidores efetivos ocupantes de cargos de Professor, da carreio profissional da educação básica; de festor de Atividades Educacionais, de assistente de atividades educacionais, de agente de atividade educacionais, de auxiliar de atividades educacionais, da carreira Apoio à Educação Básica, e de especialista de educação do respectivo quadro de especialista de educação.
 
Roberto Botareli falou sobre as leis assinadas pelo governador: “Este é um momento histórico para nós de Mato Grosso do Sul, para a educação pública do país. Nós de MS avançamos numa reivindicação nacional dos trabalhadores de educação que é a política salarial, onde o professor receba o piso nacional por uma jornada de 20 horas. MS é o único estado do país, até o momento, que conseguiu o entendimento do governo, garantindo que até 2021 receberemos o piso por 20h. Hoje nós recebemos 69% do valor do piso nacional para jornada de 20 horas.
 
A valorização do profissional é real no Estado e a tendência é de que tenhamos uma das melhores remunerações do país”, ressaltou o presidente da FETEMS.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS